As GPUs GeForce RTX da NVIDIA estão moldando a nova era da criação de conteúdo

Quando a inspiração finalmente surge, nada quebra mais o ritmo criativo do que uma ferramenta lenta ou uma linha do tempo travada. Os aplicativos de criação de conteúdo precisam ser velozes e funcionais, como uma extensão da nossa imaginação que consegue acompanhar cada ideia nova. E as GPUs da linha RTX da NVIDIA – com o suporte do NVIDIA Studio – cumprem esse objetivo, fazendo o processo criativo fluir de forma suave e intuitiva.

As GPUs GeForce RTX Série 50 foram projetadas para acelerar esses fluxos criativos, com Tensor Core de quinta geração, otimizados para tarefas avançadas de inteligência artificial, e RT Cores de quarta geração para renderização 3D, além de codificadores e decodificadores da NVIDIA que elevam o desempenho em edição de vídeo e em transmissões ao vivo.

NVIDIA Studio é um conjunto de tecnologias focadas na otimização do fluxo de criação de conteúdo, que ajuda a extrair o máximo de desempenho do hardware RTX. Isso inclui otimização RTX em mais de 135 aplicativos a fim de garantir uma performance ainda maior, drivers NVIDIA Studio com mais estabilidade e recursos exclusivos (como NVIDIA Broadcast, RTX Video e DLSS). Tudo foi projetado para proporcionar a melhor experiência de criação de conteúdo do início ao fim.

Na última Adobe MAX, conferência voltada à criatividade e inovação realizada na semana passada, a NVIDIA apresentou algumas das otimizações mais recentes do NVIDIA Studio nos aplicativos criativos da Adobe, como os novos efeitos acelerados por GPU no Adobe Premiere. Dê uma olhada nessa novidade através do link. Durante o evento, os visitantes do estande da NVIDIA ainda foram convidados a participar da criação de um videoclipe original, usando as ferramentas de IA no Adobe Premiere ou Photoshop. O resultado foi um vídeo coletivo e único, com trilha sonora original e uma produção de ponta, potencializado pelos computadores equipados com GeForce RTX.

Ferramentas da nova geração a serviço dos artistas

Uma nova geração de ferramentas visuais baseadas em IA generativa está transformando a forma como os criadores trabalham, simplificando fluxos de trabalho e automatizando tarefas repetitivas, como gerar píxeis adicionais para a correção de enquadramentos ou repintar fundos de um vídeo. Tais tecnologias permitem que criadores possam fazer projetos ainda mais ambiciosos – e que antes só eram possíveis em estúdios de grande porte.

Agora, todos podem prototipar e testar múltiplas ideias de forma rápida, poupando tempo. Essas novas ferramentas exigem apenas duas condições: um hardware rápido e uma compatibilidade imediata com modelos e softwares mais recentes desde o primeiro dia. E as GPUs GeForce RTX Série 50 são a solução perfeita por oferecerem o hardware mais rápido para executar modelos avançados de IA, além do NVIDIA CUDA, com o mais amplo suporte de ecossistema para ferramentas e modelos. Por exemplo, os modelos mais populares de IA, como Stable Diffusion 3.5 e FLUX.1 Kontext [dev] têm desempenho de até 17 vezes mais rápido com a GPU GeForce RTX 5090 Laptop em comparação com o Apple M4 Max.

Cortar, colorir e criar

As câmeras modernas evoluíram significativamente e, hoje em dia, até mesmo editores de vídeo com pouca experiência conseguem trabalhar com conteúdo de alta qualidade, como 4K e 8K em 4:2:2. Esse tipo de conteúdo é rico em qualidade, mas difícil de decodificar. Ao mesmo tempo, aplicativos de edição vêm incorporando cada vez mais ferramentas de IA que facilitam a aplicação de efeitos avançados, enquanto o ritmo de publicação acelera – já que as plataformas favorecem quem posta com maior frequência.

Mas as GPUs GeForce RTX são perfeitas para qualquer desses desafios, uma vez que seus decodificadores de vídeo são dedicados e permitem editar clipes de 4:2:2 em alta resolução, sem perder horas com a conversão de arquivos. Já os Tensor Core aceleram efeitos baseados em IA, e os encoders de nova geração, capazes de trabalhar em paralelo, reduzem o tempo de exportação de vídeos de horas para minutos.

Em comparação com os MacBook Pro, laptops equipados com GPUs GeForce RTX executam efeitos de IA em aplicativos como o DaVinci Resolve até duas vezes mais rápido.

Transmissão mais inteligente

Começar a fazer transmissões ao vivo pode ser difícil, uma vez que requer uma máquina de alto desempenho, microfones e câmeras de qualidade e um espaço com boa iluminação. E aprender a fazê-las pode ser ainda mais complicado, pois elas exigem um gerenciamento adequado da transmissão, da reprodução do jogo e até de um chat agitado.

Para tornar essa jornada mais acessível, as GPUs GeForce RTX vêm equipadas com um codificador de hardware dedicado (NVENC), que descarrega a codificação de vídeo da CPU e da GPU, liberando recursos do sistema para oferecer o máximo desempenho em jogos. Além disso, esse codificador foi amplamente otimizado para transmissões ao vivo, oferecendo a melhor qualidade da categoria. As GPUs GeForce RTX séries 40 e 50 também adicionaram suporte para AV1 – o codec de vídeo de última geração que melhora a compressão em 40%.

Para ajudar aqueles que não têm acesso a um estúdio dedicado ou a dispositivos de última geração, o aplicativo NVIDIA Broadcast aplica efeitos de IA a microfones e webcams, melhorando a qualidade. O aplicativo ainda pode remover ruídos de fundo, ativar efeitos, iluminar rostos com luz virtual e processar o áudio por meio de um equalizador de IA para soar como se tivesse sido gravado com um microfone profissional.

Além disso, a NVIDIA fechou uma parceria com a OBS e a Twitch para tornar os recursos de transcodificação mais acessíveis, a fim de ajudar streamers a alcançar públicos mais amplos. Em vez de depender da capacidade do servidor para a transcodificação, os usuários podem gerar vários streams localmente em sua GPU e transmiti-los para a Twitch. Isso significa que os espectadores podem assistir a uma transmissão leve que não trava de qualquer dispositivo móvel, enquanto espectadores em uma TV ou desktop podem assistir com qualidade mais alta – lembrando que codecs avançados (como HEVC) podem levar a transmissões de maior qualidade.

Por fim, os streamers profissionais costumam ter uma equipe de pessoas para gerenciar a transmissão, o suporte e o papel de moderador. Por isso, a NVIDIA trabalhou de perto com a Streamlabs para desenvolver o Streamlabs Intelligent Streaming Agent, um agente de IA que pode participar das transmissões como um assistente, gerenciando clipes, sinais de áudio e vídeo e até mesmo ajudando a resolver problemas de TI.

Criando mundos a partir de ideias

Os modeladores e animadores 3D costumam trabalhar com peças pesadas que exigem muito poder computacional. Para otimizar esses fluxos complexos de trabalho, eles precisam de sistemas de alto desempenho que permitam uma visualização em tempo real e uma automatização de tarefas repetitivas.

A NVIDIA oferece uma abordagem em três etapas que solucionam esses obstáculos, acelerando a criação de conteúdo:

  • O primeiro é a linha de GPUs GeForce RTX, que oferece a solução mais eficiente para renderização 3D, com RT Core dedicados que realizam cálculos com ray tracing.
  • Já o segundo é o kit de desenvolvimento de software NVIDIA Optix, que ajuda a extrair o máximo desempenho do hardware e possibilita a redução de ruído por IA – tudo enquanto a renderização acontece em segundo plano.
  • A tecnologia NVIDIA DLSS completa o trio por ser capaz de aprimorar o desempenho da janela de visualização, construindo um quadro de alta resolução (a partir de uma entrada de baixa resolução) e aumentando as taxas de frames.

O resultado é uma renderização rápida que permite ao artista visualizar o trabalho em tempo real, navegar por janelas de visualização 3D em altas taxas de quadros e acelerar exportações. Além disso, ela também possibilita o uso 3D em tempo real para experiências de streaming, como VTubing e realidade virtual. Os artistas 3D já estão experimentando essas técnicas, usando IA para refinar texturas, gerar objetos de fundo ou finalizar animações, por exemplo.

A NVIDIA ajuda a automatizar os fluxos criativos com a otimização de tecnologias essenciais que executam ferramentas populares como o ComfyUI. Ela também fornece fluxos de trabalho de referência, como o NVIDIA AI Blueprint para geração de objetos 3D, que mostra como esses modelos podem ser encadeados para casos de uso, como a construção de uma biblioteca de modelos 3D personalizada para prototipagem rápida.

Além disso, a plataforma de modding NVIDIA RTX Remix ajuda a remasterizar jogos clássicos, fornecendo um conjunto de ferramentas para importar e aprimorar objetos, editar fases e publicar o mod. Ela foi criada em colaboração com uma comunidade experiente de modders que ficaram conhecidos por projetos impressionantes, como Half Life 2 RTX e Portal RTX.

Os últimos avanços nos PCs NVIDIA RTX AI

DGX Spark chegou para os desenvolvedores de IA do mundo todo

NVIDIA DGX Spark entrega um petaflop de desempenho em IA e 128 GB de memória unificada em um formato compacto de desktop, oferecendo aos desenvolvedores potência suficiente para executar inferência em modelos com até 200 bilhões de parâmetros e ajustar modelos de até 70 bilhões de parâmetros localmente.

Nova API de busca na web da Ollama aprimora a qualidade dos modelos em RTX

Essa nova API (interface de programação de aplicativos) permite que os usuários complementem modelos locais com informações em tempo real da web, garantindo respostas mais atuais e relevantes.

AnythingLLM agora oferece suporte ao Windows Foundry Local para inferência local em PCs com RTX AI

O Windows Foundry Local, integrado ao AnythingLLM, oferece aos usuários mais uma solução rápida de inferência local. O Foundry Local utiliza o provedor de execução NVIDIA TensorRT-RTX em GPUs NVIDIA RTX, garantindo alto desempenho diretamente no dispositivo.

Conecte-se com a NVIDIA AI PC no FacebookInstagramTikTok e X – e fique por dentro das novidades assinando a newsletter da RTX AI PC.

Siga também o NVIDIA Workstation no LinkedIn e X.

Aviso: consulte as informações sobre produtos de software no site oficial da NVIDIA.

Mostrar mais
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
Privacy Overview
Aigis

Estamos usando Cookies para lhe trazer uma experiência melhor e coletar alguns dados que ajudam a manter o Website no ar.

Cookies Necessarios

Estamos usando Cookies para lhe trazer uma experiência melhor e coletar alguns dados que ajudam a manter o Website no ar.