
A Riot Games celebra mais um ciclo do Collegiate, o programa universitário em parceria com a AcadArena, com a realização das etapas finais da Copa Aliança em sua sede, em São Paulo, na Riot Games Arena. O programa existe desde 2022 para oferecer aos jovens estudantes do ensino superior, espalhados pelos quatro cantos do Brasil, oportunidades de continuarem conectados com os jogos que amam, mesmo com a rotina da faculdade.
Nos dias 4 e 5 de outubro, o palco onde os maiores nomes dos Esports de LOL do Brasil e América Latina já pisaram, vai receber os times de estudantes finalistas das modalidades League of Legends (LOL), VALORANT, Wild Rift e Teamfight Tactics (TFT).
A edição de 2025 do programa incluiu mais 2 mil alunos novos no ecossistema, contemplando universidades de 22 estados do país. Atualmente, há 96 atléticas ativas. Na Copa Aliança, especificamente, participaram 957 alunos na modalidade VALORANT, 698 na modalidade LOL, 189 na competição de Wild Rift e 126 alunos na de TFT, ao longo do ano.
“Sabemos através das pesquisas de mercado que grande parte do público gamer (mais precisamente 86,7%), é da geração Z*, que contempla jovens em fase de estudos no ensino superior. Este dado atual reafirma a importância do nosso compromisso, como publicadora e distribuidora de jogos, de oferecer para esta audiência mais oportunidades de conexão com os jogos que fazem parte de seu dia a dia, em formatos que se encaixem no atual momento que estão vivendo. A Copa Aliança é um sucesso nas principais universidades do país porque entrega não apenas diversão, mas também possibilidades de aprendizado aos jovens que têm interesse em seguir carreira no mercado dos games. Além disso, é um ponto de encontro entre pessoas que compartilham do mesmo lifestyle e querem expressar a paixão pelos games que amam.” – afirma Natália Arantes – Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Riot Games Brasil.
*dado da Pesquisa Games Brasil 2025
“O apoio da Riot Games pelo 3° ano mostra como campanhas sólidas de longo prazo são a chave para o sucesso de muitos projetos. É muito legal ver como mais e mais jovens são impactados pelo programa em uma base que se recicla todos os anos e aqueles que se formam seguem de alguma forma apoiando os times que pertenceram no passado. A renovação do projeto faz todos os times universitários já se prepararem para as modalidades da Copa Aliança desde as primeiras semanas, sabendo que terão a chance de jogar no estúdio da Riot ao final do ano“, diz Tomás Macul – Gerente Geral da AcadArena Brasil.
Como acompanhar as etapas finais da Copa Aliança
A Copa Aliança teve, em 2025, uma edição mais ampla ao longo do ano. A competição começou em maio e a reformulação do formato foi pensada para que os times e jogadores tivessem mais oportunidades de atuação e consequentemente maior chance de chegarem às finais da competição.
A fase de playoffs começa neste sábado (dia 16) e os jogos podem ser acompanhados via canais da AcadArena na Twitch e Youtube, e também nos canais dos streamers conhecidos da comunidade gamer como Guiven (LOL), Toddy (TFT), Spacca (VALORANT), Emerok e Leoveio (Wild Rift).
As finais da Copa Aliança serão abertas ao público, para serem assistidas ao vivo, direto da arquibancada da Riot Games Arena São Paulo. Os ingressos serão limitados e gratuitos para os dois dias e poderão ser resgatados pela plataforma Sympla. Em breve será divulgada, nas redes do AcadArena (Instagram) e da Copa Aliança (Instagram), a data de liberação dos ingressos. Quem não puder ir presencialmente, poderá assistir aos jogos via canais do Acadarena na Twitch e Youtube, e em breve serão divulgadas as watch parties em parceria.
As partidas finais da Copa Aliança de LOL e VALORANT acontecem no sábado (4 de outubro), a partir das 14h, em formato MD3; e as disputas de TFT e Wild Rift no domingo (5 de outubro), também a partir das 14h. Neste dia serão realizados 4 partidas de TFT, e na sequência, as séries de Wild Rift em formato MD5.
10 alunos vão experienciar a narração nos Esports
Outra importante iniciativa do Collegiate é a ‘Narre com o Pró’, em que estudantes com vontade de aprender como é narrar, analisar e comentar um jogo de Esport, ao lado de profissionais da área, tem a chance de viver essa experiência.
Nos Playoffs, que ocorrem até o dia 31 de agosto, dez alunos, de universidades de estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, vão ter essa chance de narrar os jogos junto com os prós: Professor e Zero (LOL); Vecet, Let Motta e Falcon (VALORANT); Ken Harusami (Wild Rift); e Babii (TFT). Nas finais, em outubro, outros estudantes (a serem definidos) vão participar da ação.