Shin Megami Tensei

Com o tão aguardado lançamento de Shin Megami Tensei V exclusivamente para o Nintendo Switch, muitos se perguntaram: “Cinco jogos? Isso significa que existem outros quatro na série?” No entanto, para surpresa de muitos, essa icônica série de RPGs tem uma história que vai muito além desses cinco títulos. Hoje, vamos mergulhar nas raízes e na longa trajetória desta série, tão antiga quanto os gigantes dos JRPGs, como Final Fantasy e Dragon Quest

Os Anos 80: O Início de Megami Tensei

Nos anos 80, a jornada da série teve início com uma intrigante novel de ficção científica intitulada “Megami Tensei – Digital Devil Story”, escrita por Aya Nishitani. Essa obra logo transcendeu as páginas e conquistou outras mídias, recebendo uma adaptação em OVA (Original Video Animation) e um jogo para MSX e PC-88 em 1987.

De maneira notável, três empresas adquiriram os direitos para criar um jogo baseado em Digital Devil Story: Megami Tensei – Atlus (responsável pelo lançamento do jogo no Famicom, publicado pela Namco) e TELNET (para o PC-88).

Em setembro de 1987, Digital Devil Story: Megami Tensei viu a luz do dia no Nintendo Famicom, superando amplamente as limitações de hardware do console. Este título cativou tanto críticos quanto jogadores de dungeon crawlers daquela época, consolidando-se como um sucesso inegável. E como é comum quando um jogo alcança o sucesso, a sequência não demorou a chegar.

Em 1990, Digital Devil Story: Megami Tensei II foi lançado para o Famicom, expandindo e aprimorando todos os elementos do jogo original. Muitos consideram este título como o melhor RPG do NES/Famicom, uma opinião compartilhada pelo autor deste texto. No entanto, esse jogo ainda estava intimamente ligado às obras literárias de Aya Nishitani… Mas tudo isso mudaria para sempre em outubro de 1992…”

O Início da Era “Shin Megami Tensei”, Outubro de 1992

Em 1992, Shin Megami Tensei deu um grande salto em direção ao desenvolvimento de suas mecânicas de jogabilidade únicas. Embora Digital Devil Story já permitisse o recrutamento de demônios, baseados em folclore, religião e muito mais, foi aqui que começamos a ver os conceitos que solidificaram a série:

  • O sistema de alinhamento dos personagens, com suas três facções distintas no jogo:
    1. LEI (LAW) – Representa o caminho da ordem, onde a supremacia da lei é priorizada acima de tudo, até mesmo da vontade individual. É liderado por YHWH e seus anjos.
    2. CAOS (CHAOS) – Abraça a liberdade e concede poder aos mais fortes, liderados por Lúcifer e os demônios.
    3. NEUTRO (NEUTRAL) – É o meio-termo, uma rota onde humanos, não entidades divinas, podem decidir o futuro, equilibrando-se entre as forças opostas.

Ao longo da aventura, os jogadores se deparam com eventos tanto peculiares quanto perturbadores, incluindo:

  • Execuções públicas.
  • Demônios se disfarçando como humanos.
  • Cidades construídas com corpos reanimados.

Com o sucesso de Shin Megami Tensei, a Atlus finalmente quebrou as limitações da obra original de ficção e criou um universo próprio, repleto de suas próprias regras. Essa série gerou uma infinidade de spin-offs, que por sua vez, deram origem a suas próprias ramificações, incluindo:

  • Devil Summoner.
  • Persona.
  • Devil Children.
  • Ronde.
  • Majin Tensei.
  • Devil Survivor, e muitos outros…”

Era PlayStation e Sega Saturno e o Nascimento de Persona

Eventualmente, durante esse período, a série principal ficou adormecida por alguns anos. Como resultado disso, diversos spin-offs derivados foram surgindo e muitos deles são adorados pelos fãs. Entre eles destacam-se Devil Summoners (onde até hoje não possuímos uma tradução oficial) e Persona, que atualmente é mais popular que a própria série principal.

Além disso, tivemos diversos jogos que exploraram temas diferentes na série, como Ronde, que foi uma tentativa interessante da Atlus, e Gitten Megami Tensei, lançado para o PC, que conta com temáticas e visuais extremamente pesados.

Também ocorreram relançamentos dos jogos da era SNES para o PlayStation, com várias melhorias visuais e melhorias na qualidade de vida (QoL). No entanto, esses relançamentos continuam exclusivos para o mercado japonês até os dias atuais.

O Retorno da Série Principal: A Era PlayStation 2 e Xbox

A série principal de Shin Megami Tensei permaneceu inativa por um longo período, até que a Atlus anunciou em 1999 que estava trabalhando no desenvolvimento de Shin Megami Tensei III: Nocturne ou Lucifer’s Call (EUR) para o PlayStation 2. O desenvolvimento deste jogo foi bastante turbulento, pois marcou a estreia da série na nova geração e foi o segundo a adotar completamente a tecnologia 3D. Durante o processo de desenvolvimento, a equipe lançou várias demos e demonstrações técnicas do jogo, mas nenhuma delas assemelhava-se ao produto final. Uma dessas demos chegou a explorar as funcionalidades online do PlayStation 2, permitindo a conexão de até 4 jogadores. Inicialmente, o jogo era chamado de Shin Megami Tensei III: Vortex, e pouco se sabe sobre sua trama original. No entanto, sabemos que era substancialmente diferente de Nocturne.

Shin Megami Tensei III: Nocturne alcançou um sucesso extraordinário, tanto no Japão quanto no Ocidente. Como resultado desse êxito, marcou o primeiro lançamento oficial da série principal nesta região. Esse sucesso também abriu caminho para o lançamento de outros jogos desta época, como Raidou Kuzunoha e Digital Devil Story.

Muitos fãs lembram dessa era como a era de ouro de Shin Megami Tensei.

Por onde devo começar na série?

Esta é uma ótima pergunta, com uma resposta simples: você pode começar por qualquer jogo de sua preferência. A maioria dos jogos da série não segue uma sequência direta, e os poucos que o fazem são exceções, como SMT 1, seguido por SMT 2, e Devil Summoners, seguido por Soul Hacker. Além disso, não é necessário ter conhecimento dos jogos anteriores para compreender plenamente a trama.

Você tem a liberdade de escolher entre os jogos mais sérios da série, como Digital Devil Saga e Nocturne, ou optar pelos mais leves, como Devil Children e Devil Summoners, ou até mesmo experimentar os jogos da série Persona Q!

O que esperar da série hoje em dia?

Bem, a série Megami Tensei ainda possui muitos conteúdos exclusivos no Japão. Isso inclui jogos, quadrinhos, artbooks e até mesmo um jogo de cartas que, possivelmente, talvez nunca vejam um lançamento oficial fora do Japão. No entanto, muitos dos jogos já possuem disponibilidade em inglês, seja por meio de relançamentos oficiais ou traduções feitas por fãs.

Com o grande sucesso de Shin Megami Tensei V no ocidente, podemos esperar ver cada vez mais a presença dessa série por aqui. Afinal, antes tarde do que nunca!

Fagner
Twitch: Sol_fatguy
Olá meu nome é Fagner, mas conhecido como Sol_fatguy e sou somente um zé bunda suja qualquer por aí que joga joguinhos, monta robozinhos e curte fotos de animaizinhos. Atualmente faço algumas streams: http://twitch.tv/sol_fatguy
Botão Voltar ao topo