Review: Lost Soul Aside

Lost Soul Aside chega após nove anos de espera desde que foi anunciado. O projeto começou como uma iniciativa de um único desenvolvedor, mas com o apoio da Sony ganhou uma equipe maior e recursos que deram fôlego para que, enfim, se tornasse realidade. A expectativa em torno do jogo sempre foi grande, principalmente por sua semelhança visual e de estilo de gameplay de franquias consagradas como Devil May Cry. Mas será que a longa espera valeu a pena?

História

A trama gira em torno de Kaser, um jovem que vê sua vida mudar após uma invasão de criaturas interdimensionais chamadas Voidrax. Durante o ataque, sua irmã é ferida e logo em seguida ele acaba encontrando Arena, um dragão misterioso que passa a acompanhá-lo e se transformar nas armas usadas ao longo do jogo. A partir dessa união, o jogador descobre aos poucos a verdadeira ameaça por trás dos Voidraxs.

Apesar da premissa interessante, a narrativa não se aprofunda. Existe um objetivo claro logo de início, mas a execução acaba sendo rasa, sem momentos realmente marcantes. Para quem esperava uma história de impacto semelhante a outros grandes RPGs de ação, o resultado pode se decepcionante.

Gameplay

O combate é o ponto central de Lost Soul Aside. Kaser conta com combos fluidos e um arsenal variado graças à transformação de Arena em diferentes armas. As batalhas lembram bastante a mistura de Devil May Cry com o dinamismo de Final Fantasy XV. Ainda assim, não há nada realmente inovador. Os sistemas funcionam bem, mas ficam dentro do esperado para o gênero.

Um destaque positivo é a árvore de talentos, que permite ao jogador investir de forma livre no aprimoramento das armas. É possível maximizar uma arma específica ou distribuir pontos entre várias, sem travas que limitem a progressão.

O design das fases dá a impressão inicial de que os mapas são semiabertos, mas na prática o jogo segue uma estrutura bem linear, avançando pelo caminho, derrotando inimigos e seguindo em frente.

Gráficos e Trilha Sonora

Visualmente, Lost Soul Aside é bonito em alguns momentos, principalmente nos modelos de personagens e nas animações de combate. Os efeitos de luz, partículas e transformações das armas durante os combos reforçam o estilo cinematográfico do jogo e trazem uma sensação de poder a cada golpe. Entretanto, o jogo apresenta inconsistências bem significativas, os cenários internos que são ate detalhados contrastam com áreas externas que apresentam texturas de baixa resolução, serrilhados e elementos desfocados.

Já na Trilha Sonora, a música é bacana e acompanha muito bem o ritmo do combate e da exploração. Lembrando as Final Fantasy, com temas que variam entre orquestrais e eletrônicos. Entretanto, a dublagem em inglês é bem ruim, bem ruim mesmo, basicamente não tem emoção nas falas, parece até leram os textos diretos e pronto.

Conclusão

Lost Soul Aside é um título que tinha muito potencial, mas que se perde em várias decisões de design e execução. O combate é ágil e estiloso, com uma árvore de talentos que oferece liberdade de escolha, e os chefes entregam desafios interessantes. Porém, a narrativa rasa, a repetição de inimigos, batalhas que se alongam demais, a linearidade das fases e alguns problemas técnicos acabam pesando contra o conjunto.

O jogo tem momentos divertidos e até empolgantes, mas fica claro que a desenvolvedora se perdeu ao tentar abraçar um projeto maior do que conseguia executar. Não é um jogo ruim, mas deixa a sensação de que faltou polimento e foco em pontos essenciais. Ainda assim, mostra que o estúdio tem talento e pode entregar algo mais consistente no futuro. Para os fãs do gênero hack and slash, Lost Soul Aside pode render boas horas de diversão, desde que a experiência seja encarada sem grandes expectativas.

Lost Soul Aside

Historia - 6
Gameplay - 7
Gráficos - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 7.5

6.8

Legal

Lost Soul Aside entrega um hack and slash competente, com combate rápido e boas lutas contra chefes, mas sofre com narrativa rasa, repetição de inimigos e problemas técnicos. Um jogo divertido em alguns momentos, mas que não atinge todo o potencial que prometia.

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