
VALORANT divulgou diversas atualizações de desenvolvimento e revelou novos conteúdos para a Temporada 2026 // Ato 1, incluindo uma nova arma chamada Bandit, um novo modo de jogo, atualizações no sistema de MMR e muito mais. Os destaques estão logo abaixo, e mais informações estão disponíveis nos Diários Dev na íntegra AQUI.
Bandit (nova arma)
- A Bandit preenche um espaço de mecânica de jogo entre a Ghost e a Sheriff. Ela é capaz de abater inimigos com um único tiro na cabeça quando eles estão com Armadura Leve, justamente onde a Ghost começa a perder eficiência, o que ajuda a dar um empurrãozinho nas rodadas de meia-compra.
- Queríamos que os jogadores tivessem novas formas de mostrar a mira em rodadas de pistola e econômicas, e a Bandit vai mudar a forma de pensar na economia.
Rework do Breeze + mudanças no Haven e no Corrode
- Atualizamos o Breeze para possibilitar uma diversidade maior de Controladores e facilitar o controle de ângulos.
- Também ajustamos alguns grandes espaços abertos do mapa e os diminuímos um pouco para você não se sentir tão no meio do nada se encarar um confronto nesses locais.
- Então o Breeze voltou à rotação de mapas do Competitivo. E como as mudanças são consideráveis, vamos reduzir as perdas de CR em 50% nas primeiras duas semanas.
- Mas, junto com o rework do Breeze, também faremos mudanças em alguns locais do Haven e do Corrode, a fim de manter a penetração em paredes um pouco mais previsível.
AR1S (novo modo de jogo)
- Apresentamos o AR1S (em inglês: All Random, One Site), ou Tudo Aleatório Um Ponto, um novo movo de Disputa da Spike, com ritmo alucinante e disponível por tempo limitado.
- AR1S é um modo 5×5 em que você joga como um Agente aleatório a cada rodada, com habilidades no estilo MME, Fases de Compra em tiers, Orbes de Mapa disputados e mapas condensados que forçam você a lutar em apenas um ponto de plant por rodada.
- Com mapas menores e mais Ultimates, o AR1S cria momentos imprevisíveis e combinações de habilidades raramente vistas em partidas normais.
Atualizações no sistema de MMR
- Em 2026, vamos ajustar como o seu MMR oculto é calculado. Essas mudanças devem refletir melhor a habilidade individual. Para a maioria dos jogadores, o ranque deve se manter, mas algumas pessoas podem sofrer mudanças de ranque.
- No final, essas mudanças devem melhorar a consistência das partidas, para que mais partidas sejam equilibradas e cada jogador caia no lobby certo.
- Nossa prioridade para 2026 é melhorar a qualidade das partidas competitivas de forma geral. Nosso objetivo é que os jogadores abram o VALORANT e entrem numa boa partida competitiva. E temos a certeza de que os sistemas que vamos ativar nos bastidores vão nos ajudar a chegar lá.
Comportamento dos jogadores
- Em 2026, vamos nos atentar ainda mais a comportamentos inadequados. Ao entrar no jogo, você vai ver que há um novo Pacto da Comunidade, que todos devem aceitar anualmente para continuar jogando.
- Pode não parecer grande coisa à primeira vista, mas é importante que todos saibam muito bem o que esperamos e qual é a nossa posição em relação a determinados comportamentos, para que cada um assuma suas responsabilidades. A última vez que você deve ter visto e aceitado nossas normas da comunidade foi no primeiro dia jogando VALORANT.
- Nos bastidores, aprimoramos nossas políticas e regras em relação a contas smurf, comunicações inadequadas e outras questões problemáticas, para que nossos sistemas e processos também possam continuar evoluindo.
- Também estamos redefinindo a forma como encaramos comunicações de texto e voz inadequadas. Mais especificamente, estamos atualizando nossos sistemas para aplicar penalidades mais rígidas de forma mais consistente em casos de infrações graves.
- Vamos implementar a Situação Comportamental, para que todos possam se responsabilizar e ver quando e como o próprio comportamento tem afetado os outros. Você poderá ver quais penalidades corre o risco de receber, quais penalidades já foram aplicadas e quais penalidades futuras condutas inadequadas podem acarretar.
Coleção Ayakashi
- Surgida das sombras da mitologia japonesa, a Coleção Ayakashi traz uma versão sombria e moderna de um folclore milenar.
- Cada arma queima com chama amaldiçoada, um reflexo dos espíritos atormentados que vivem dentro delas. A máscara Kitsune, ao mesmo tempo bela e perigosa, representa o limiar entre dois mundos. Pela primeira vez, empunhe katanas duplas curtas, forjadas no submundo, que golpeiam em perfeita e letal harmonia.
- As armas da coleção são a Phantom, a Ghost e a Kogitsune (Confronto katanas duplas curtas).
- Acesse a Ficha Técnica da Coleção Ayakashi AQUI.
- Acesse a Ficha Técnica do Passe de Batalha AQUI.
Caso tenha perdido, confira AQUI nossa animação de início da Temporada 2026, “POR QUE RESISTIMOS”, com uma releitura de “Toxic” de Britney Spears, interpretada pela artista revelação do pop alternativo KiNG MALA e com participação de Audrey Nuna.

