
A Esports World Cup Foundation (EWCF) inicia nesta quinta-feira (8) a estrutura de representação nacional para a Esports Nations Cup 2026, primeiro torneio entre seleções de diferentes países a ser realizado pela entidade máxima dos esportes eletrônicos, em novembro, em Riade, na Arábia Saudita. A partir de agora, está aberto o processo de inscrição para o posto de Parceiro de Seleção Nacional.
Os Parceiros de Seleção Nacional serão os órgãos representantes de cada país que atuarão juntamente à EWCF, com a responsabilidade de montar equipes e coordenar a representação nacional para a Esports Nations Cup. Caberá aos Parceiros de Seleção Nacional definir a identidade de suas seleções nacionais por meio de campanhas de comunicação, colaboração com criadores de conteúdo, iniciativas de mídia e outras estratégias para mobilizar a comunidade local.
Estão elegíveis para o posto de Parceiro de Seleção Nacional: organizações de esportes eletrônicos, clubes, agências, ONGs, federações esportivas, entidades governamentais reconhecidas, criadores de conteúdo e profissionais experientes de esports com fortes laços no ecossistema nacional. As inscrições estão abertas no site oficial da ENC até o dia 31 de janeiro e serão analisadas em múltiplos critérios de avaliação, incluindo padrões de governança corporativa, capacidade de operação, alcance na comunidade e alinhamento com requisitos de desenvolvedoras.
“O objetivo da Esports World Cup Foundation é elevar os esportes eletrônicos e torná-los sustentáveis”, disse Ralf Reichert, CEO da Esports World Cup Foundation. “A Esports Nations Cup é o próximo passo natural nessa jornada. Ao abrir este processo de inscrição, estamos convidando parceiros nacionais de confiança para ajudar a definir a estrutura de como os países são representados nos esportes eletrônicos, com funções claras, governança alinhada e um sistema que funcione para jogadores, empresas parceiras e fãs.”
Os Parceiros de Seleção Nacional escolhidos receberão uma licença de participação oficial para a Esports Nations Cup 2026, além de suporte operacional durante a temporada, incluindo passagens aéreas e hospedagens para jogadores e comissão técnica. O primeiro grupo de Parceiros de Seleção Nacional aprovados será anunciado ainda no início de 2026.
Cada Parceiro de Seleção Nacional terá um Gerente de Seleção Nacional, responsável por gerir a comunicação entre EWCF e equipes, além de dialogar com torcedores e desenvolvedoras e liderar iniciativas de representação do próprio país.
A edição inaugural contará com 16 títulos de jogos disputados ao longo de quatro semanas, com formatos para equipes e jogadores e jogadoras individuais. As competições por equipes vão reunir de 24 a 48 seleções nacionais por jogo, enquanto as disputas individuais contarão com 32 a 128 jogadores e jogadoras. Em alguns títulos, as fases classificatórias poderão incluir múltiplas equipes ou competidores e competidoras do mesmo país, com o objetivo de definir o representante nacional.
EWCF faz investimento em Fundo de Desenvolvimento dos esports
Para apoiar o crescimento a longo prazo dos esportes eletrônicos em seleções nacionais, a EWCF criará o Fundo de Desenvolvimento ENC, comprometendo pelo menos US$ 20 milhões anualmente, a partir da ENC 2026. O fundo apoiará os programas das seleções nacionais ao cobrir despesas de viagem e logística para a participação na Esports Nations Cup, além de viabilizar ações promocionais e iniciativas voltadas aos fãs que ampliem a relevância, a visibilidade e o engajamento em torno das seleções nacionais para além da competição principal, incluindo apoio a centros de treinamento e bootcamps com acesso estruturado para fãs, partidas de exibição e eventos de showcase, watch parties oficiais, turnês das seleções nacionais e participações em grandes eventos de games e esportes.
Para saber mais sobre a Esports Nations Cup acesse esportsnationscup.com e siga os perfis oficiais nas redes sociais: X, Instagram, TikTok, YouTube e LinkedIn.


