AbraGames na gamescom: Avanços e Desafios no Cenário Nacional de Jogos

Recentemente, fomos convidados para cobrir um dos eventos mais aguardados do setor de jogos na América Latina: a gamescom Latam. Durante o evento, tivemos o privilégio de participar da coletiva da AbraGames, uma associação que celebrou um marco histórico com a aprovação do novo marco legal para jogos no Brasil. Além disso, o BIG Festival, conhecido por destacar os 100 melhores jogos independentes do mundo, trouxe inovação e criatividade para o centro das atenções. Conversamos um pouco com a Carol Caravana, vice-presidente da Abragames, para entender melhor os impactos desses eventos e os planos para o desenvolvimento do setor no país.

Entrevistador: Prazer em conhecê-la, Carol. Faço parte da Aigis e estamos interessados em saber mais sobre a AbraGames. Ontem participamos da sua coletiva, que foi excelente. Parabéns pela conquista com o marco legal dos jogos. Você poderia comentar um pouco mais sobre a AbraGames?

Carol: A AbraGames comemora seus vinte anos com a aprovação do marco legal, uma coincidência incrível. Quando começamos, o cenário de jogos no Brasil era bem diferente, com poucos eventos e pouca interação entre as empresas. Hoje, temos uma comunidade vibrante e diversas regiões desenvolvendo jogos. Os desafios mudaram, e o maior deles foi justamente o marco legal.

Entrevistador: A Lei Rouanet agora inclui jogos, correto?

Carol: Sim, a Lei Rouanet já contemplava jogos, mas com incentivos limitados. O novo marco melhora essas condições, facilitando a captação de recursos para os estúdios. O próximo passo será a regulamentação para funcionar de fato.

Entrevistador: Quais são os principais desafios na regulamentação?

Carol: Precisamos detalhar o marco legal com cada órgão envolvido, como a Receita Federal e a Alfândega, para resolver problemas de importação de equipamentos, um desafio significativo no Brasil. Isso permitirá inovação e desenvolvimento sem atrasos.

Entrevistador: E quanto à possibilidade de grandes empresas, como a Ubisoft, estabelecerem estúdios no Brasil?

Carol: Encomendamos um estudo sobre o impacto do marco legal no Brasil, no qual já está disponível em nosso site. Junto com as mudanças trazidas que são benéficas e que podem atrair grandes empresas para o país.

Entrevistador: Poderia nos dar um detalhamento em como a AbraGames apoia os desenvolvedores nacionais?

Carol: Nos últimos anos, focamos em ajudar estúdios a criar propriedades intelectuais próprias. Também apresentamos seus jogos em eventos B2C e continuamos a apoiar no B2B. A AbraGames é uma associação que une empresas para resolver problemas e progredir juntas.

Entrevistador: A Gamescom no Brasil foi uma grande surpresa. Como foi essa parceria?

Carol: A ideia da Gamescom no Brasil surgiu da parceria do BIG com a Omelete. A Gamescom já tinha uma versão asiática, e expandir para a América Latina fez sentido. Foi uma oportunidade estratégica fantástica para mostrar o setor para governo e entidades interessadas.

Entrevistador: Qual tem sido a reação do público até agora?

Carol: O feedback tem sido muito positivo, especialmente pela diversidade de empresas envolvidas. Estamos abertos as sugestões do público para melhorias contínuas. Nosso objetivo é avançar juntos, trazendo soluções e colaborando.

Entrevistador: Muito obrigado pela entrevista, Carol. Estamos ansiosos por novos anúncios da AbraGames!

Carol: Obrigada pelo interesse e pela oportunidade de compartilhar nossos desafios e conquistas. Estamos animados com o futuro do setor e comprometidos em continuar promovendo inovação e crescimento para todos os envolvidos. Esperamos trazer boas novidades em breve!

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