Análise: Martha is Dead

LKA e a Wired Productions apresentam Martha is Dead, um game de suspense e terror psicológico, ambientado na Itália em 1944, no ápice da Segunda Guerra Mundial. Bem e devo lhe dizer que fiquei bem tenso em algumas cenas do game, outras meio perturbado e meio entediado em algumas partes. Confira abaixo nossa análise de Martha is Dead!

Leia Mais:

Analise: Dying Light 2 Stay Human

Shin Megami Tensei

História

Ambientado na Itália de 1944, Martha Is Dead é um suspense psicológico sombrio em primeira pessoa que mescla realidade, superstição e a tragédia da guerra.

Enquanto o conflito entre as forças aliadas e alemãs se intensifica, o corpo violado de uma mulher afogada é encontrado… Martha!

Martha morreu e sua irmã gêmea, Giulia, a filha mais nova de um general alemão, precisa lidar sozinha com o trauma avassalador da perda e as consequências do assassinato. A busca pela verdade está envolta pelo folclore misterioso e pelo horror extremo da guerra, que está cada vez mais próxima.

Devo lhe dizer que o começo do game é bem traumatizante, Guilia precisa enfrentar a tragédia de perder sua irma enquanto a guerra se intensifica brutalmente na região de Florença. Martha possui cenas particularmente fortes e bem violentas, mas não gratuitamente. Passando uma grande sensação de desconforto no jogador devido aos acontecimentos da história. Particularmente gostei bastante do enredo do game se mantendo interessante nos acontecimentos ao passar dos dias, mostrando como pesadelos, pânico e a guerra pode afetar o ser humano cruelmente.

Gameplay

A gameplay de Martha is Dead lembra bastante o game Amnesia: The Dark Descent em algumas partes sendo ele em primeira pessoa e com o jogador interagindo com itens-chave a sua volta. Contudo, diferente de Amnesia, em Martha is Dead você não possui um inimigo correndo atrás de você ou uma ambientação escura 90% do tempo. Contudo, ainda assim existem diversos momentos onde o silêncio e a solidão do dia, passa uma sensação esquisita de tranquilidade no ar, mesmo sabendo que algo de estranho está acontecendo no local. O game também possui algumas side quests, todavia elas são completamente dispensáveis e contribuem pouco para o jogo.

Sobretudo, mesmo possuindo uma boa ambientação, o game pecou em algumas coisas. O game possui diversos momentos de burocracia para prosseguir em algumas partes e segmento monótonos por fazer o jogador andar por muito tempo e inesperadamente o terror. No início do game possuímos ótimas cenas de tensão e terror, mas ao decorrer do game, parece que ele se foca mais no gore. Perdendo um pouco do stress do início e do terror na trama.

Em Martha is Dead, o jogador possui uma câmera onde ela precisará revelar fotos para descobrir mais sobre o mundo ou prosseguir na história. Particularmente achei interessante a parte de revelação de fotos, pois o game explica como realmente funciona. O problema que eventualmente depois algumas fotos reveladas você meio que fica entediado de ficar revelando elas. Deixando o ritmo do game um pouco massante e lento ao seu todo.

Gráficos e áudio

Os gráficos do game é bonito e bem detalhado em alguns aspectos no mapa, personagens e animações, contudo ele possui às vezes umas transições de cenas meio bruta. O game possui suporte a legendas em português com detalhes bem legais de ser ver, em um game. Livros, diários e telegramas estão todos traduzidos e mesmo não possuindo uma dublagem em português, a equipe de tradução está de parabéns pelos detalhes onde é eventualmente esquecido nas traduções.

A dublagem do jogo é boa em italiano, todavia o game é bem silencioso em sua maioria do tempo. Passando uma sensação de solidão em alguns momentos.

Censura

Martha Is Dead foi censurado na versão de PlayStation devido ao nível de algumas cenas violentas no game. O game realmente possui cenas chocantes onde irão incomodar alguns jogadores, mesmo existindo um significado para elas existirem. Todavia acho uma pena o título ser censurado, ainda mais que existem outros games que exibem cenas violentas e pesadas. Como joguei a versão de PC, eu tive acesso a todas as cenas e embora eu tenha ficado chocado com algumas delas. O contexto das cenas me convenceram daquilo existir.

Conclusão

Martha is Dead chega como um título bem interessante e diferente em alguns aspectos em 2022. Mesmo ele sendo lançado no meio de três títulos super aguardados como Dying Light 2, Horizon Forbidden West e Elden Ring, para os aficionados de horror psicológico e gore vale a pena se aventurar no game. Sobretudo para os curiosos recomendo a dar uma olhada na gameplay dele antes de chegar a uma conclusão.

Martha Is Dead está disponivel para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series, Xbox One e PC via Steam e Epic Games Store.

Essa análise foi realizada no PC, com uma cópia do jogo cedida gentilmente pela Wired Productions.

Martha is Dead

Diversão - 7.3
Gameplay - 7.5
Gráficos - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7.2

7.4

Interessante

Martha is Dead mesmo cometendo algumas gafes chega em 2022 como um título interessante de se jogar, possuindo diversos momentos tensos e grotescos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo