A Blindflug Studios e a Dschoint Ventschr têm o orgulho de anunciar que estão colaborando para o mais recente projeto de cinema do cineasta suíço Samir intitulado THE MIRACULOUS TRANSFORMATION OF THE WORKING CLASS INTO FOREIGNERS.
Para seu novo documentário, Samir usa sequências animadas que representam suas memórias de crescer no meio da classe trabalhadora na Suíça. Mas, em vez de seguir a rota tradicional de animação, essas sequências estão sendo produzidas dentro da Unreal Engine.
Com essa tecnologia, as cenas não são animadas quadro a quadro, como seria o caso na animação típica. Em vez disso, o cineasta pode usar a câmera livremente em um “set virtual”. As cenas são preparadas no motor de jogo com todos os modelos 3D necessários, fundos e efeitos, e a animação para os personagens humanos é realizada graças à captura de movimentos.
Quando todos os ativos e personagens animados estão preparados para o cenário virtual no motor de jogo, o cineasta pode escolher a fonte de luz, a posição da câmera e o enquadramento em tempo real como quiserem. Todo esse processo é mais rápido, flexível e barato do que a animação 2D ou 3D tradicional. O objetivo é criar uma experiência audiovisual moderna e usar as novas possibilidades de design da tecnologia de jogos, que permitem uma mistura de representações fotorrealistas e fantásticas.
“Com o bem-sucedido filme de animação documental CHRIS THE SWISS, ganhei uma vasta experiência como produtor nas possibilidades de incorporar a animação no trabalho documental. Sempre gostei do fato de que sequências animadas em documentários também permitem uma ‘libertação’ da narração documental clássica”, explica Samir, o diretor do filme. “Com base nessas experiências, gostaria de me aprofundar nessas novas possibilidades de animação documental em meu projeto de ensaio documental THE MIRACULOUS TRANSFORMATION OF THE WORKING CLASS INTO FOREIGNERS. Em particular, tenho sido atraído para as novas possibilidades tecnológicas criadas na indústria de jogos há algum tempo. Foi um golpe de sorte que os especialistas em jogos profissionais da Blindflug Studios, em Zurique, estivessem dispostos a cooperar. Estou feliz que ambos estamos nos movendo para um novo território e criando uma ponte com este trabalho nos dois campos anteriormente separados de ‘visão de áudio’.”
“Sempre me interessei muito em produzir cinema e jogos a partir de um único molde e fundir as duas mídias. Com este projeto, estamos um passo mais perto desse grande objetivo”, acrescentaMoritz Zumbühl, presidente da Blindflug Studios.
Para mais informações sobre THE MIRACULOUS TRANSFORMATION OF THE WORKING CLASS INTO FOREIGNERS: www.working-class.ch
Encontre mais material dos bastidores nesta postagem do blog Blindflug Studios: https://www.blindflugstudios.com/blog/combining-film-and-game-technology