
Quando falamos sobre publicidade, encontrar novas formas de se sobressair em meio à infinidade de anúncios que surgem nas telas do consumidor representa um dos maiores desafios enfrentados pelas marcas. Diante deste impasse, a publicidade em jogos desponta como uma estratégia diferenciada, proporcionando o ambiente ideal para dialogar com um público altamente engajado e qualificado: a comunidade gamer.
Em um cenário onde os jogos estão em constante atualização, e consequentemente exigindo um desempenho cada vez maior das máquinas, é natural que o público gamer esteja sempre atento às novas tecnologias e oportunidades de atualizar seus componentes de hardware. Pensando nisso, a Gamers Club, plataforma de gaming da Siprocal, empresa de tecnologia que auxilia marcas líderes a crescerem e monetizarem sua base de usuários em múltiplos dispositivos, aproveitou a chegada do Counter-Strike 2 para posicionar a Intel em um novo segmento de mercado.
O lançamento do jogo trouxe consigo a necessidade de peças mais avançadas para rodar em boa qualidade, como processadores, placas de vídeo, memória RAM, entre outros. Assim, a parceria consistiu em promover os produtos como a escolha tecnológica ideal para maximizar o desempenho do jogo, atingindo novos públicos para a marca.
“A Intel tem atuado cada vez mais com projetos e iniciativas focadas no público gamer, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para esse segmento e no apoio a eventos e campeonatos nacionais. Entender as preferências e desejos dessa audiência é parte essencial para que possamos construir relacionamentos e tornar a nossa marca ainda mais reconhecida dentro do ecossistema”, afirma Giovana Gaiolli, Gerente de Marketing da Intel Brasil.
Foi com esse objetivo que a Intel, juntamente com a Gamers Club, criaram uma campanha estruturada e com conteúdo personalizado, por meio de diferentes etapas, como forma de ampliar a visibilidade, o engajamento e as conversões. Por isso, iniciar com um plano de publicidade paga, sinalizando a chegada da campanha em plataformas de eSports, em portais de notícias e lojas especializadas foi uma forma perspicaz de despertar a curiosidade deste nicho consumidor. Paralelamente, a realização de uma ação orgânica de lançamento nas mídias sociais também veio como uma maneira de reforçar os produtos da marca na memória do público-alvo, fazendo relação aos aparatos necessários para executar o Counter-Strike 2, junto a notificações push no celular acerca das promoções, conectando todos os pontos em uma narrativa bem construída.
“O ponto central da estratégia foi a criação de uma experiência in game diretamente na plataforma da Gamers Club, com elementos desenvolvidos especialmente para o cliente, como itens, campeonatos, missões, prêmios e descontos exclusivos. Além disso, a iniciativa também contou com um mapa personalizado no jogo, com diversos anúncios espalhados, visando aumentar a consciência de marca”, explica Gui Barbosa, Head de Gaming e Apps Business na Siprocal.
A realização de Live Shops também emerge como uma excelente ferramenta para reforçar o engajamento com o público gamer e potencializar as conversões, principalmente quando há a presença de influenciadores reconhecidos no segmento. Esta foi a última etapa da ação com a Intel, que contou com nomes relevantes para o universo do Counter-Strike, os quais também transmitiram a gravação em seus canais, possibilitando a maximização da audiência e uma conexão mais profunda com este nicho por meio de conteúdos divertidos e envolventes junto às ofertas apresentadas.
Como resultado, todos os produtos em promoção nas lojas parceiras se esgotaram rapidamente após sua divulgação ao vivo, com cerca de 33 mil espectadores e mais de 2.300 participantes ativos no chat. A ação representou ainda um aumento nas vendas dos componentes apresentados na live shop, em comparação ao ano de 2022. Além de esgotarem os estoques dos produtos montados exclusivamente para a ação. Desde seu início, a campanha obteve mais de 10 milhões de impressões, 118 mil cliques e 262 mil impressões orgânicas em redes sociais, aproximando a Intel com a comunidade gamer de maneira genuína.
Esses números expressivos indicam uma resposta positiva dos consumidores do nicho, que se sentiram não apenas satisfeitos com as ofertas apresentadas, mas também engajados com a marca em um nível mais profundo por meio da estratégia de publicidade em jogos. “Com isto, a Intel foi capaz de construir relacionamentos sólidos e duradouros a partir de uma abordagem centrada no cliente, impulsionando as vendas e fortalecendo sua posição no mercado”, finaliza Gui.