
A KRAFTON, Inc. revelou hoje a mais recente versão de ‘PUBG Ally’ durante o ‘GeForce Gamer Festival’ da NVIDIA, realizado em Seul, na Coreia do Sul.
Em 30 de outubro, a KRAFTON se uniu à NVIDIA para apresentar “PUBG Ally”, um inovador CPC (Co-Playable Character), demonstrando como a empresa busca impulsionar a inovação nos jogos por meio da inteligência artificial. Com base em um SLM (Small Language Model) local desenvolvido com a tecnologia NVIDIA ACE, o “PUBG Ally” é um personagem interativo de PUBG: BATTLEGROUNDS capaz de se comunicar e cooperar com os jogadores.
Kangwook Lee, chefe de IA da KRAFTON, destacou as duas principais funcionalidades de “PUBG Ally”. Primeiro, explicou que, ao contrário dos NPCs (Personagens Não Jogáveis) tradicionais, o novo CPC demonstra jogabilidade cooperativa e autônoma. Lee afirmou: “O ‘PUBG Ally’ pode discutir estratégias com os jogadores e adaptar seu estilo de jogo conforme necessário. Ele pode trazer itens solicitados, ajudar a reviver companheiros de equipe e tomar decisões independentes durante o saque, combate e situações de sobrevivência — ajustando continuamente sua estratégia conforme as circunstâncias mudam”.
Em seguida, Lee ressaltou que o “PUBG Ally” permite interação por voz. “O sistema foi projetado para diálogos dentro do jogo e entende a terminologia, os mapas e os atributos de itens de PUBG, permitindo uma comunicação natural com o jogador”, explicou. “O ‘PUBG Ally’ suporta os idiomas inglês, coreano e chinês e, por operar totalmente no dispositivo, apresenta uma latência extremamente baixa”.
A KRAFTON também anunciou os primeiros testes de jogo do “PUBG Ally”. Os jogadores poderão experimentar pela primeira vez a versão de teste do companheiro de IA no PUBG: BATTLEGROUNDS Arcade, no início de 2026. A empresa pretende aperfeiçoar e otimizar a tecnologia com base no feedback dos usuários antes de sua implementação completa, mantendo sua parceria estratégica de longo prazo com a NVIDIA para continuar avançando nas tecnologias de IA aplicadas aos games.
Enquanto isso, a KRAFTON anunciou recentemente sua transição para uma empresa “AI First” durante a reunião geral KRAFTON LIVE TALK (KLT), realizada em 23 de outubro. Por meio dessa iniciativa, a empresa está acelerando seus esforços para implementar a Agentic AI, apoiando a automação de fluxos de trabalho com IA, pesquisa e desenvolvimento em IA e melhorias nos serviços in-game em toda a organização.


