Nos jogos de RPG, o uso de poções é uma das maneiras mais interessantes de se tornar mais forte no jogo. Elas recuperam a energia, fortalecem e dão um “booster” de poder. Com base nesse conceito, a Biotec Dermocosméticos criou o Mind Potion, um suco funcional formulado para gamers com o objetivo de melhorar o desempenho físico e mental desses jogadores que passam horas a fio em ‘grandes batalhas’ online.
O suco une ingredientes considerados nootrópicos, como Lipo PS20®, Bio-Arct® e Slim Green Coffee®. “Os nootrópicos são uma gama de substâncias naturais e sintéticas que são usados para aumentar as funções cognitivas e os níveis de energia. Essa classe de suplementos nootrópicos compreende um espectro mais amplo de benefícios para o corpo e a mente. Suas aplicações podem ser importantes para diversos aspectos, incluindo a melhora da energia e performance cognitiva e, também, a nutrição esportiva, com destaque para o mercado de gamers”, explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
“Os gamers compartilham o desejo de atingir o pico da capacidade física e mental. Ingredientes nootrópicos estão encontrando seu caminho em mais produtos como alimentos, bebidas e suplementos com ingredientes funcionais que aumentam a clareza mental e o foco”, acrescenta.
Juntamente com o produto de uso oral, ainda há o dermocosmético Light Potion, que protege a pele contra os malefícios da luz artificial dos computadores, formulado com OTZ 10® e Pro Shield MDC®. O lançamento ocorre no 17º Congresso Consulfarma, que acontece no Palácio das Convenções, no Anhembi (SP), de 7 a 9 de julho.
Mais detalhes sobre o Mind Potion e o Light Balm encontram-se abaixo, via comunicado de imprensa:
Mind Potion – Segundo a farmacêutica, Lipo PS 20® é um ativo padronizado em fosfatidilcolina e fosfatidilserina, que irão atuar no processo de formação de novas memórias, concentração, aumento do metabolismo e funcionalidade cerebral. “Em associação, Bio Arct®, uma biomassa marinha padronizada derivada de uma alga vermelha denominada “Chondrus crispus” constituída pelo dipeptídeo citrulil-arginina, é capaz de aumentar a produção energética e o metabolismo celular, o que é importante para o bom funcionamento cerebral. Sua composição única possibilita a ativação da mitocôndria, nossa máquina de força, fornecendo micronutrientes e aumentando a produção de ATP, moeda energética das células, importante para o bom funcionamento cerebral”, acrescenta a farmacêutica. Já o Slim Green Coffee® é uma excelente fonte de compostos fenólicos, principalmente ácidos clorogênicos, e também cafeína natural. “O ácido clorogênico é um potente antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento celular. A cafeína tem ação termogênica, lipolítica e antioxidante, além de manter o foco e energia”, conta a farmacêutica. O produto de uso oral tem indicação de uma dose por dia.
Light Potion – Acompanhando o produto, a Biotec também pensou na proteção da pele dos jogadores. O produto de uso tópico Light Potion conta com dois ingredientes (OTZ 10 e Pro Shield MDC) que evitam os danos da luz artificial dos computadores na pele. “Proveniente dos smartphones, tablets e computadores, a luz azul é a porção mais energética da luz visível e está relacionada a diversas patologias como melasma, envelhecimento e câncer de pele. Além de estimular as células produtoras de pigmento, esse tipo de luz também produz mais radicais livres, o que envelhece a pele”, diz a farmacêutica. “ProShield MDC® é um produto vegetal obtido por ecoextração. Apresenta potente ação antioxidante e escudo antipoluição. Age como um fotoprotetor urbano, protegendo contra ação da luz visível (luz azul emitida por telas de LED, smartphones e notebooks), da poluição digital e contra as radiações UVA, UVB e UVC, além de estimular a produção de colágeno”, diz a farmacêutica. Já OTZ 10, explica Maria Eugênia, é uma molécula pequena que permeia até a hipoderme, assim ela neutraliza a ação dos radicais livres em todos os níveis, protegendo as proteínas (colágeno e elastina) da degradação. “O produto pode ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite”, destaca.
Segundo relatório da WGSN, empresa global de previsão de tendências e dados analíticos, o mercado global de suplementos de saúde cerebral está prestes a crescer substancialmente, com previsão de atingir 10,7 bilhões de dólares até 2025. O relatório ainda destaca que consumidores que anseiam por equilíbrio em um mundo “sempre ligado” estão confiando na ciência para ajudá-los a alcançar esse equilíbrio – e isso está dando origem ao surgimento de nootrópicos como uma área em crescimento.
O mercado de games é apontado como uma tendência para os suplementos nootrópicos. A Euromonitor, em seu relatório sobre as 10 principais tendências globais de consumo em 2021, destaca o movimento de ascensão desse mercado e afirma que ações de marketing mais precisas nas redes sociais e no mundo dos games serão essenciais para a navegação das empresas em 2021. “As experiências virtuais online continuarão relevantes, e as empresas sofrerão perdas se não considerarem estas possibilidades de crescimento e branding”, constata a Euromonitor.
Essas tendências vão ao encontro daquelas apresentadas também pela Mintel. A empresa destaca que é uma tendência apoiar os consumidores com um aumento de energia no nível celular com suplementos projetados para melhorar a função mitocondrial e fornecer energia livre de estimulantes; ao mesmo tempo, a ideia é melhorar os produtos energéticos com benefícios de foco mental, segundo a Mintel. “Há um crescente reconhecimento de que a mente e o corpo estão intimamente ligados.
Os fabricantes podem aplicar ingredientes como nootrópicos para aumentar a energia mental e física”, diz o relatório. “Os jogadores online e os ativos no mundo dos esportes impulsionarão o interesse por fórmulas para energia mental. A ascensão dos jogos profissionais online (ou esportes) exige que os jogadores tenham foco intenso, velocidade de reação rápida, pensamento criativo, mentalidade positiva e níveis de energia sustentados. Isso coloca enormes demandas sobre o corpo. Embora possa não ser um ‘esporte’ típico, isso levanta um desafio para os fabricantes criarem soluções de forma farmacêutica que permitirão uma liberação modificada mais longa para energia e foco sustentados”, sustenta a Mintel.