Monster Hunter

A série Monster Hunter, desenvolvida pela Capcom, é uma das franquias de maior sucesso no mundo dos jogos. Desde seu lançamento inicial em 2004, a série conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo com sua jogabilidade única, desafiadora. Os jogos colocam os jogadores no papel de caçadores (Hunters) que enfrentam criaturas colossais em vastos ambientes naturais. A franquia não só se tornou um marco na indústria de games, mas também influenciou muitos outros jogos de ação e aventura.

A popularidade da série Monster Hunter foi crescendo exponencialmente ao longo dos anos, especialmente com a chegada de Monster Hunter: World, que trouxe a série para um novo patamar de sucesso global. A franquia no qual é conhecida pelo o seu grind e sua jogabilidade cooperativa, onde jogadores podem unir forças para enfrentar diversos monstros desafiadores. A série não só conquistou uma base de fãs leais, mas também atraiu novos jogadores com cada novo lançamento, graças às suas inovações contínuas e melhorias na jogabilidade.

O Nascimento de um Fenômeno (2004)

O desenvolvimento do primeiro Monster Hunter começou no início dos anos 2000, no Capcom Production Studio 1, que tinha a iniciativa de desenvolver três jogos focados nos recursos online do PlayStation 2. Essa iniciativa incluiu os títulos Resident Evil Outbreak, Auto Modellista e Monster Hunter. A equipe de desenvolvimento foi liderada por Kaname Fujioka e Ryozo Tsujimoto, que tinham a visão de criar um jogo cooperativo que permitisse aos jogadores caçar monstros juntos em um mundo aberto. Inspirados por jogos de ação e RPGs da época, eles buscaram criar uma experiência única que combinasse combate estratégico com exploração.

Lançado em 11 de março de 2004, Monster Hunter introduziu uma proposta inovadora: os jogadores assumiam o papel de caçadores que enfrentavam monstros gigantes em vastos ambientes abertos. O jogo destacava-se pela sua jogabilidade cooperativa, permitindo que até quatro jogadores se unissem online para enfrentar as ameaças do mundo de Monster Hunter. Proporcionando uma experiência de jogo colaborativa sem precedentes para a época.

Embora a recepção inicial tenha sido mista devido à curva de aprendizado e à complexidade das mecânicas, Monster Hunter rapidamente ganhou um grupo de seguidores dedicados. As críticas destacavam a profundidade da jogabilidade, o design dos monstros e o desafio oferecido pelos combates. Apesar das dificuldades iniciais, o feedback positivo do público japonês incentivou a Capcom a continuar investindo na franquia, levando ao desenvolvimento de vários títulos subsequentes que refinariam e expandiriam a fórmula original.

O Desafio de Monster Hunter 2

Lançado em fevereiro de 2006 no Japão para o PlayStation 2, Monster Hunter 2 (também conhecido como Monster Hunter Dos) trouxe uma série de inovações e desafios que tornaram o jogo notoriamente difícil. Além de introduzir novos monstros e locais, o jogo implementou um sistema de ciclos de dia e noite e mapas climaticos, que afetavam a disponibilidade de certos monstros e recursos.

Monster Hunter 2 introduziu novas mecânicas de gameplay, como a criação de armadilhas e um sistema de guilda mais complexo. Essas inovações foram bem recebidas, mas a dificuldade elevada fez com que o jogo fosse desafiador até mesmo para os veteranos da série. Muitos consideram Monster Hunter 2 um dos jogos mais difíceis da franquia, um verdadeiro teste para qualquer caçador.

Ryozo Tsujimoto, o produtor da série, comentou sobre Monster Hunter 2 em várias entrevistas, destacando que o objetivo era criar um jogo que recompensasse a perseverança e a habilidade dos jogadores. Ele afirmou: “Queríamos que cada caçada se sentisse como uma verdadeira aventura, onde o planejamento e a execução precisavam ser perfeitos. Monster Hunter 2 foi nosso maior desafio nesse aspecto, e acreditamos que isso ajudou a série a crescer em profundidade e complexidade.”

Expansão e Consolidação: PlayStation (PSP) e Nintendo

Com o lançamento de Monster Hunter Freedom para o PSP em 2005, a série encontrou um novo lar nas plataformas portáteis. A portabilidade do PSP permitiu que os jogadores levassem suas caçadas para qualquer lugar, aumentando a acessibilidade e popularidade da série, principalmente no Japão, onde os jogadores podiam jogar nos transportes públicos enquanto se deslocavam para o trabalho ou escola. Assim, Monster Hunter Freedom e suas sequências, especialmente Monster Hunter Freedom Unite, se tornaram títulos essenciais para os donos do PSP.

Monster Hunter Portable 2nd G, ou Freedom Unite no Ocidente, foi lançado em 2008 no Japão e em 2009 no Ocidente, consolidando de vez o sucesso da série. O jogo oferecia uma quantidade imensa de conteúdo, com dezenas de monstros, missões e opções de personalização. A comunidade de jogadores cresceu significativamente, e o jogo se tornou um dos mais vendidos para o PSP, ajudando a solidificar a reputação da série. O sucesso foi tão grande que, ainda hoje, é fácil encontrar jogadores ativos online. Diferente do Japão, no Ocidente, as versões aprimoradas como Freedom Unite eram as que chegavam ao mercado, enquanto no Japão essas versões eram lançadas como uma nova versão, quase como se fosse uma expansão dos tempos antigos, adicionando diversos conteúdos e melhorias ao game.

Com o anúncio da Capcom de Monster Hunter 3 originalmente para o PlayStation 3 e com o Nintendo Wii vendendo milhões no mercado, a Nintendo não deu mole e assegurou a exclusividade do game para ela, mantendo essa exclusividade até o fim do 3DS. Em 2009, Monster Hunter 3, seguido de Monster Hunter 4 em 2013 e, posteriormente, Monster Hunter Generations em 2015 marcaram um novo capítulo na série nos consoles da Nintendo. O Nintendo 3DS, com suas capacidades online melhoradas e controles melhorados graças à utilização do circle pad, proporcionou uma experiência de jogo ainda mais fluida, junto com a capacidade de jogar em qualquer lugar de forma online ou local.

A Revolução com Monster Hunter: World

Sendo desenvolvido por três anos e passando por um ano de brainstorms e planejamentos, a Capcom queria fazer algo diferente. Junto com consultorias das divisões fora do Japão e com o suporte da Sony, que concordou em dar total suporte ao próximo lançamento da franquia, a desenvolvedora japonesa chegou à conclusão de mover a franquia de volta para os consoles de mesa, o que permitiria realizar essa mudança e implementar diversas coisas que antes eram limitadas pelos portáteis. Mesmo que isso significasse correr riscos com o próximo game. Monster Hunter: World foi anunciado e lançado em janeiro de 2018 para PlayStation 4, Xbox One e em agosto para PC. World representou uma grande revolução na franquia, abraçando o online e trazendo mais realismo para o game, introduzindo um mundo aberto contínuo e interconectado, sem as tradicionais zonas de carregamento entre áreas junto com um sistema de ecossistema realista onde os monstros interagiam entre si e com o ambiente de maneira dinâmica. A interface do usuário foi simplificada, tornando o jogo mais acessível para novos jogadores, enquanto os veteranos apreciaram as melhorias na jogabilidade e na profundidade estratégica das caçadas. Proporcionando uma experiência de jogo mais imersiva e fluida.

World foi um sucesso comercial e de crítica, vendendo mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A expansão Iceborne, lançada em setembro de 2019, adicionou uma quantidade significativa de conteúdo novo, incluindo novos monstros, armas e a região gelada de Seliana (Fronteira Glacial). A expansão Iceborne também foi muito bem recebida, vendendo mais de 9,2 milhões de cópias, consolidando Monster Hunter: World como um dos jogos mais bem-sucedidos da Capcom.

Monster Hunter Rise e a Evolução Contínua

Sendo co-desenvolvido com World, Monster Hunter Rise, compartilhou ideias entre as duas equipes de desenvolvimento. O jogo foi construído com a RE Engine, originalmente desenvolvida para Resident Evil 7: Biohazard e utilizada em outros jogos da Capcom, como o remake de Resident Evil 2. Como esta foi a primeira vez que este motor foi usado para um jogo deste tipo, a produção foi atrasada para garantir uma jogabilidade suave dentro da abordagem sem zonas de World. A Capcom queria aproveitar o sucesso de World e migrar para a engine nova, que possuía novas tecnologias. Com o Nintendo Switch no mercado, ele foi um console perfeito para a Capcom desenvolver tambem a RE Engine para o console e para os jogadores que desejavam jogar tanto de forma portátil quanto na TV.

O produtor do jogo, Ryozo Tsujimoto, explicou que tanto com World quanto com Rise, a equipe tambem qeuria se afastar da numeração tradicional dos títulos principais da série e, em vez disso, nomeá-los com base em um conceito central que o jogo foi construído. “Rise” foi escolhido para refletir a verticalidade dos níveis e elementos de jogabilidade do jogo. Essa verticalidade resultou em um design de nível que lembrava uma estética japonesa medieval, algo que não havia sido um objetivo inicial da equipe de design, mas que aconteceu de forma natural durante o desenvolvimento.

Além disso, o companheiro Palamute foi desenvolvido com a portabilidade do Nintendo Switch em mente, eliminando a necessidade de estamina enquanto o jogador se movia pelo mundo do jogo. Ichinose explicou que, devido às especificações do Nintendo Switch, teria sido mais fácil usar materiais da era do Nintendo 3DS, mas como Monster Hunter: World foi lançado recentemente, era importante fazer Rise parecer o mais moderno possível.

Inovações e Recepção de Monster Hunter Rise

Lançado em março de 2021, Monster Hunter Rise introduziu várias novas mecânicas, como o Wirebug, que permitia aos jogadores realizar manobras aéreas e explorar o ambiente de maneira mais vertical, e os Palamutes, companheiros caninos que podiam ser montados para deslocamentos rápidos. As novas mecânicas de Rise foram amplamente elogiadas por adicionar uma camada extra de profundidade e flexibilidade à jogabilidade. Diferente de World, Rise optou pelo estilo gráfico dos títulos antigos, mas mantendo a fluidez da jogabilidade de World.

Rise foi bem recebido tanto pelos críticos quanto pelos jogadores, vendendo milhões de cópias de forma bem rapida e expandindo ainda mais a base de fãs da série. A expansão Sunbreak, lançada em junho de 2022, trouxe novos desafios e conteúdos, mantendo o interesse dos jogadores e o engajamento da comunidade.

O Futuro da Franquia: Monster Hunter

Em 2023, a Capcom anunciou Monster Hunter Wilds, previsto para lançamento em 2025. Este novo título promete expandir ainda mais as fronteiras do que é possível na série Monster Hunter. Possuindo um mundo aberto ainda mais vasto e interativo, novas mecânicas de caça e uma narrativa mais profunda.

Os fãs e críticos estão ansiosos para ver como Monster Hunter Wilds vai inovar na fórmula já estabelecida da série. Espera-se que o jogo aproveite o poder dos consoles de nova geração para oferecer gráficos impressionantes, IA de monstros aprimorada e um ecossistema ainda mais dinâmico, realista e claro grandes caçadas!

A Comunidade de Caçadores

A comunidade de Monster Hunter é conhecida por sua paixão e dedicação. Desde a organização de eventos de caça cooperativos até a criação de conteúdos como guias, vídeos e fanarts. A fidelidade dos fãs é bastante evidente em títulos como Monster Hunter Freedom Unite, que ainda possui uma boa base de jogadores ativa online. Mesmo com o lançamento de novos títulos, muitos jogadores continuam voltando aos jogos anteriores, mostrando a longevidade e o apelo duradouro da franquia.

Além da série principal, a franquia Monster Hunter gerou diversos spin-offs, muitos dos quais infelizmente permaneceram exclusivos para o mercado asiático:

  • MH Frontier Online: Este MMORPG foi lançado apenas no Japão para PC em 2007, e posteriormente portado para o Xbox 360 em 2010.
  • MH Online: Outro MMO de PC, este foi desenvolvido especificamente para o mercado chinês e lançado em 2013.
  • MH: Frontier G: Uma sequência do Monster Hunter Frontier, lançada entre 2013 e 2014 para PC, Xbox 360, PS3, PS Vita e Wii U.
  • MH Diary: Poka Poka Airou Village: Um jogo exclusivo para PSP lançado em 2010, que recebeu duas versões expandidas, sendo a segunda para o Nintendo 3DS.
  • MH Portable 3rd: Lançado para PSP e PS3 entre 2010 e 2011, este título também permaneceu exclusivo para o Japão.
  • MH Dynamic Hunting: Um jogo de luta desenvolvido exclusivamente para iOS em 2011.
  • MH Explore: Jogo mobile lançado em 2015 para iOS e Android.
  • MH Stories 1 e 2: RPG com batalhas por turnos.
  • MH Now: Jogo mobile lançado em 2023 para iOS e Android na pegada Pokemon Go.

Esses spin-offs expandiram o universo de Monster Hunter e trouxeram novas experiências de jogo, embora muitos deles não tenham sido lançados fora da Ásia. Alguns desses títulos, como Monster Hunter Frontier e MH Online, tiveram seus serviços encerrados recentemente, em dezembro de 2019 e dezembro de 2020. Apesar disso, eles desempenharam um papel significativo na popularização da franquia e na expansão de sua base de fãs.

Além dos jogos, Monster Hunter teve um impacto significativo em outras mídias. A série foi referenciada e citada em mangás, animes e outras formas de entretenimento. Existem várias adaptações de Monster Hunter em mangás, como “Monster Hunter Orage” e “Monster Hunter Episode,” bem como em animes e até filmes. Essas adaptações ajudam a manter a série relevante e a atrair novos fãs, mostrando a extensão da influência de Monster Hunter na cultura popular.

A popularidade da série também gerou uma ampla variedade de merchandising, incluindo estatuetas, gashapon (pequenas cápsulas de brinquedo), plushies, e modelos de criadores. Esses produtos permitem que os fãs colecionem e exibam seus monstros e personagens favoritos de Monster Hunter. Além disso, no Japão, há um restaurante temático dedicado à franquia (ohh inveja), onde os visitantes podem desfrutar de refeições inspiradas no universo de Monster Hunter, proporcionando uma experiência imersiva que celebra a série de maneiras únicas e memoráveis.

Outro destaque da comunidade são os concertos de Monster Hunter realizados pela Capcom. Estes eventos musicais trazem a trilha sonora épica dos jogos para o palco, com orquestras ao vivo que encantam os fãs com performances das músicas icônicas da série. Esses concertos são um testemunho do impacto cultural da franquia e da qualidade de sua música. Fãs ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela oportunidade de assistir a um desses concertos em suas cidades, incluindo os brasileiros, que esperam ver um evento desses no Brasil algum dia.

Os Fãs Brasileiros do Velho Mundo

No Brasil, a comunidade de Monster Hunter também se destacou, especialmente entre os jogadores do Velho Mundo da época do PSP e do 3DS. Esses jogadores foram fundamentais para a popularização da série no país, organizando encontros locais junto com outros eventos. Esses encontros proporcionavam uma oportunidade para os curiosos que nunca haviam experimentado o game e para os fãs compartilharem estratégias e experiências de jogo. Na época do PSP, títulos como Monster Hunter Freedom Unite conquistaram uma base fiel de jogadores que se reuniam em locais públicos para sessões de caça.

Com a chegada de Monster Hunter 3 Ultimate e Monster Hunter 4 Ultimate no 3DS, a comunidade continuou a crescer, mantendo a chama acesa e atraindo novos fãs para a série. Os jogadores brasileiros contribuíram significativamente para a criação de conteúdos e guias em português, especialmente dedicados a builds e estratégias no jogo, o que era crucial para os jogadores que não possuíam um inglês muito avançado, pois os jogos não possuíam suporte ao português naquela época. Além disso, fãs dedicados criaram traduções não oficiais para ajudar a comunidade a entender melhor o jogo. A dedicação desses fãs veteranos ajudou a estabelecer uma base sólida de jogadores que continua a apoiar a franquia até hoje.

Conclusão

A série Monster Hunter percorreu um longo caminho desde seu lançamento inicial em 2004. Com inovações constantes e uma base de fãs apaixonada, a franquia se estabeleceu como um pilar na indústria de jogos. Desde o sucesso inicial no PlayStation 2 até a revolução de Monster Hunter: World e o futuro promissor com Monster Hunter Wilds, a série continua a evoluir e a capturar a imaginação dos jogadores ao redor do mundo.

Com o anúncio de Monster Hunter Wilds, os fãs têm muito a esperar para os próximos anos. A série parece destinada a continuar inovando e expandindo, levando os jogadores a novas e emocionantes aventuras no mundo de Monster Hunter.

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