Review: Dead Space Remake

Make Us Whole!

Um dos clássicos mais aclamados do gênero survival horror está de volta aos consoles e PC. Dead Space Remake chegou no dia 27 de janeiro completamente remodelado, ainda mais aterrorizante e repleto de ação, com criaturas horripilantes e uma ambientação assustadora. Como um grande fã da franquia, posso dizer que esta é a experiência definitiva- se você nunca jogou, esta é a versão que deve experimentar agora e no futuro enquanto percorre a USG Ishimura (石村) tremendo de medo. Ainda está em dúvida? Confira esta Review de Dead Space!

História

Isaac Clarke é um engenheiro comum com a missão de consertar uma imensa nave de mineração, a USG Ishimura. Porém, logo vê que há algo terrivelmente errado. A tripulação foi massacrada e a amada parceira de Isaac, Nicole, está perdida em algum lugar da nave.

Agora sozinho, armado apenas com suas ferramentas e habilidades de engenharia, Isaac apressa-se para desvendar o horripilante mistério do que aconteceu a bordo da Ishimura, na esperança de encontrar Nicole. Preso com criaturas hostis, chamadas necromorfos, Isaac entra em uma batalha pela sobrevivência, não só contra os horrores que o cercam, mas também contra a perda da própria sanidade.

Como descrito na sinopse, Dead Space se passa na imensa nave mineradora USG Ishimura (石村), atualmente à deriva no espaço, aguardando silenciosamente por resgate. Isaac Clarke, nosso protagonista, se une à missão por dois grandes motivos: primeiro, por ser especialista em engenharia de nave espaciais, e segundo, porque sua namorada está desaparecida neste maravilhoso ambiente.

Vamos falar sobre as pequenas mudanças no enredo. O Dead Space remake recebeu adições e modificações na história geral e nos personagens, que não posso revelar para evitar spoilers. Diferente do jogo original, Isaac agora reage, comenta e se expressa em diversas situações enquanto interage com a Ishimura e seus personagens. As mudanças mais significativas se referem ao passado de Isaac, aos estados da nave e como ocorreu o incidente, adicionando mais profundidade à trama e seus acontecimentos.

Remake erá necessario?

Sempre gostei dos gráficos do Dead Space original, porém sinto que um remake do jogo era necessário para trazer mais qualidade de vida e boas adições ao jogo. No entanto, lembro que em 2008, o jogo não só era assustador, mas também era extremamente inovador para a época. Possuindo gráficos bonitos com cutscenes em tempo real, além de uma história com uma trama digna de um filme.

Remake
Original

O segundo jogo da franquia conseguiu aprimorar ainda mais o que o primeiro título trouxe, adicionando novos elementos à jogabilidade e apresentando um modo multiplayer atrativo. Por outro lado, o terceiro título da série não foi tão bem recebido pelos jogadores, já que se concentrou mais na ação, embora tenha uma DLC fantástica que poderia ter servido como gancho para um quarto jogo.

No entanto, a EA tinha outros planos para Dead Space e o deixou em hiato por um tempo. Em junho de 2021, a EA anunciou que Dead Space receberia um remake desenvolvido pela Motive, utilizando a engine Frostbite, com previsão de lançamento para 2023. Em janeiro de 2023, o jogo foi lançado de forma espetacular, lembrando muito o lançamento do aclamado Resident Evil 2 Remake. A EA não só conseguiu trazer um grande título de survivor horror para a geração atual, mas também ofereceu uma ótima oportunidade para os fãs e novos jogadores revisitarem a franquia.

Gameplay

Dead Space claramente incorpora características de jogos como Resident Evil, Alone in the Dark e Silent Hill, apresentando uma atmosfera tensa, puzzles e momentos de tensão intensa. A perspectiva em terceira pessoa permite que o jogador tenha uma boa noção do espaço e possa lidar com os Necromorfos de diversas maneiras diferentes.

Assim como em outros jogos do gênero, em Dead Space o racionamento de recursos é comum durante a campanha, onde munição, itens de cura e suporte são escassos. Fazendo com que o jogador precise decidir cuidadosamente como utilizar seus recursos para não ficar sem nada. Conforme Isaac adquire novas habilidades durante o jogo, o jogador pode escolher entre diversos estilos de combate diferentes. Desde a desacelerar o tempo ou lançar itens nos inimigos para economizar munição.

Além disso, o jogo também conta com alguns puzzles e missões secundárias. Que permitem que o jogador explore a nave em busca de novos upgrades, informações adicionais sobre a história do jogo e recursos extras para combates.

Gráficos e Áudio

Como mencionado anteriormente, o Dead Space Remake utiliza a engine Frostbite, a mesma dos jogos Battlefield e Mirror’s Edge. Oferecendo um alto nível de qualidade e fidelidade em termos de destruição e áudio.

O jogo utiliza intensamente o ambiente escuro, efeitos de luz e sons para criar uma atmosfera ainda mais sinistra e aterrorizante, enquanto o jogador percorre os corredores da Ishimura.

Cada corredor, cada sala destruída, cada canto da USG Ishimura é uma verdadeira obra visual, com o sangue espalhado pelas paredes, chão, teto e até mesmo em Isaac. Esses detalhes intensificam a sensação de terror e a impressão de estar encurralado. É como se você estivesse pensando: “Será que realmente preciso passar por aqui? Não posso simplesmente ir embora?”.

O jogo tem dois modos gráficos diferentes: O modo Performance, permite jogar em 1080P a 60 FPS, e o modo Fidelidade, que ativa o Ray Tracing e permite jogar em 4K a 30 FPS

Conclusão

Em conclusão, o remake de Dead Space traz consigo todos os elementos que tornaram o jogo original tão bom e os eleva a um nível de qualidade ainda maior, mantendo a mesma atmosfera tensa e assustadora. Os inimigos são grotescos, violentos e silenciosos, espalhados por toda a Ishimura. As melhorias gráficas e de jogabilidade foram muito bem recebidas, proporcionando uma experiência de jogo ainda melhor e colocando-o como um dos melhores jogos de terror da atual geração. Para os fãs do gênero, é altamente recomendado. Já para aqueles que são curiosos ou até mesmo medrosos (como eu), dê uma chance ao jogo. Assista a um vídeo de gameplay na internet e veja com seus próprios olhos o que pode encontrar na nave Ishimura. A campanha tem duração média de 12 horas, mas pode se estender até 30 horas se o jogador quiser completar tudo no jogo.

Dead Space já está disponível para PC via Steam, Origin e Epic Games Store, Xbox Series e PlayStation 5.

Está Review de Dead Space foi feita no PlayStation 5 no modo Performance.

Dead Space

Diversão - 8.9
Historia - 9.2
Gameplay - 8.8
Gráficos - 9
Áudio e trilha-sonora - 8.9

9

Fantástico

O Dead Space Remake de 2023 chega arrasando, com muitas melhorias e correções de problemas do título original, embora ainda tenha algumas pequenas falhas, é um título altamente recomendado para jogar nesta geração.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo