Review: Expeditions: A Mudrunner Game

Um novo jogo bem diferente do seu antecessor

Lançado oficialmente no dia 05 de março de 2024, porém com acesso antecipado para quem comprou o jogo com Passe Temporada do Ano 1 ou a versão Supreme Edition, a desenvolvedora Saber Interactive publicado pela Focus Entertainment nos apresenta seu mais novo jogo de simulação de caminhões. Agradecemos imensamente ao pessoal da Focus por nos ceder uma chave, muito obrigado! Esta review foi feita no PS5.

Na cabeça de muitos Expeditions: A Mudrunner Game seria uma continuação do antecessor Snowrunner, o que vemos é um jogo novo, com visuais parecidos e aprimorados, uma história diferente e novos desafios. Contudo, com todas essas novidades, estamos falando de um jogo totalmente diferente de Snowrunner. Esqueça o transporte de cargas e como o próprio título já diz, prepare-se para explorar.

Leia mais:

O jogo nos apresenta 3 novos mapas, o primeiro deles é o tutorial do jogo, já o segundo se passa no Arizona em um clima mais desértico, e temos o terceiro que é Carpatos, com um bioma mais pantonoso com vegetação densa.

A jogabilidade continua bem parecida, mas vieram novidades como a calibragem de pneus para que se consiga mais aderência em determinados tipos de terreno, alguns equipamentos que irão lhe ajudar na exploração, como um drone, detectores de metais entre outras opções. A ancora que te ajuda em locais aos quais o guincho não alcança um possível ponto e o macaco hidráulico (que me desagradou) que serve para “descapotar” o veículo, esse de maneira muito fácil. Claro que tudo isso tem um custo, e já adianto que não é barato.

Algumas coisas voltaram, baseados no primeiro jogo da franquia, Mudrunner, o guincho voltou a ter a função de empurrar e o sensor de profundidade.

Na parte gráfica vemos um jogo mais fluído, com mais detalhes e desafios, esqueça aqueles mapas com pistas para serem seguidas, aqui você se encontra realmente em áreas remotas para prestar serviços tanto para o governo local, bem como para empresas privadas, em Expeditions você precisará se planejar de uma forma mais detalhada por onde passar.

Os únicos pontos negativos na parte gráfica ficaram por conta das fumaças dos escapamentos, que parecem destoar um pouco do cenário, não tendo assim uma aparência tão real, a demora às vezes na renderização do cenário, trazendo alguns borrões e algumas pedras que prendem o caminhão, sendo que ao olhar visualmente não parece estar preso.

Na parte da água continua um visual muito bonito quando há interação com os veículos, aqui cabe ressaltar que as rodas se sujam de lama à medida que o carro se locomove e limpam de forma perfeita quando entra na água, um pedaço de cada vez.

Outra coisa bem interessante foi em um determinado momento que o carro ficou um tempo razoável embaixo da água e ao sair escapamento além de um barulho diferente estava com estouros e faíscas saindo sinalizando que havia algo de errado.

As preparações para as expedições, nome dado as missões principais do jogo, se tornaram um tanto diferentes, por meio de uma base o jogador recebe uma série de informações sobre a missão: grau de dificuldades, qual tipo de carro a ser utilizado, equipamentos necessários e também uma nova mecânica, a introdução de especialistas que podem, ou devem, te acompanhar nas expedições te dando algumas vantagens durante a viagem.

Vale lembrar que mesmo com as sugestões do jogo para a conclusão da missão, o jogador tem total liberdade para utilizar os equipamentos que quiser, a não ser nos casos em que a missão coloca determinados itens como pré-requisitos.

Aqui ressalto que em determinado momento esses menus ficaram confusos, não parece em alguns momentos ser tão intuitivo, tanto na preparação quanto na seleção das missões durante a expedição, sim, existem tarefas e missões secundárias no Expeditions. Porém, algumas missões se tornam repetitivas e maçantes.

Na parte sonora, o jogo continua dando um show e parece que dessa vez está melhor, é facilmente perceptível que os sons do ambiente ficaram mais naturais e audíveis, os sons dos veículos continuam parecidos, com destaques nos diferentes sons quando existem problemas mecânicos como já mencionado acima.

Conclusão

Concluindo, que para quem quer algo como Snowrunner em transportar cargas para lá e para cá, esse jogo é totalmente diferente e com a proposta diferente. Com uma pegada mais estratégica, o jogo simplificou bastante em algumas coisas, mas desafiou bastante em outras. Para quem é fã dos gêneros é uma boa pedida, mas confesso que acredito que o jogo irá desagradar uma parte dos gamers.

Expeditions: A Mudrunner Game

Diversão - 7
Historia - 6
Gameplay - 7
Gráficos - 9
Áudio e trilha-sonora - 9

7.6

Muito bom

Possuindo uma pegada mais estratégica, Expeditions simplificou bastante em algumas coisas, mas também apresentando uma experiência desafiadora em outros aspectos. Para quem é fã do gênero, Expeditions é uma boa pedida mesmo diferindo do antecessor.

Felipe Cabral

A Review de Expeditions: A Mudrunner Game foi realizada no PlayStation 5, com uma cópia cedida gentilmente pela produtora.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo