Chegou a data pessoal, Like a Dragon: Infinite Wealth veio para abalar o coração de todos, e onde mais eles poderiam fazer isso? No Havaí, um local tropical conhecido pelas hulas e pelos vulcões. Nosso querido Ichiban se meteu em uma confusão lá, que valeu cada tempo esperado. Mas chega de enrolação, vamos lá para a Review de Like a Dragon: Infinite Wealth.
Leia Mais:
Historia
Dois heróis de personalidade marcante são unidos pelo destino, ou talvez por algo mais sinistro… Explore o Japão e tudo que o Havaí tem a oferecer em uma aventura tão expansiva que abrange todo o Oceano Pacífico.
Bora lá, a história de Infinite Wealth começa com o herói de Yokohama 4 anos depois dos eventos de Yakuza 7/Yakuza: Like a Dragon, mostrando a vida de Ichiban na cidade. Porém, entretanto, contudo, Ichiban cai em uma reviravolta de azar, e é alvo de uma grande Fake News, e mesmo não se importando com isso, ele fica meio triste, pois o azar meio que passou para os amigos dele. Após ter uma pequena conversa com o antigo capitão, ele vai para o Havaí curtir e resolver uns assuntos a mando dele, e assim começa nossa aventura prometida na terra da Hula. A história de Infinite Wealth é boa e tem diversos momentos super engraçados em seu geral, não deixando a oportunidade passar em nenhum momento, seja elas sérias ou cômicas por uma maluquice do Ichiban. Ichiban mais uma vez em Infinite Wealth se mostra um cara super carismático, engraçado, que vê o melhor em todos, e sempre sendo o positivo mesmo com toda a situação que ele está passando.
Gameplay
A parte da gameplay eu irei meio que fazer algumas categorias, já que o game tem muita, mas muita coisa para se fazer sendo um dos Like a Dragon que mais possuem coisas. Nele, você tem lutas de sujimons, minigame de namoro por aplicativo, Crazy Delivery, a Dondoko Island que irei falar mais à frente, fotos de pervertidos, além das side quests e outras coisas espalhadas no game.
O combate do game foi aprimorado como falamos na preview dele, com a adição de um círculo no qual todos os personagens possuem, permitindo a criação de ataques linkados dos membros sem que o outro perca seu turno, e como falado antes, eles contribuem para a barra de especial (Frenesi) que permite utilizar as Tag Team Actions, ou golpes especiais poderosos executados por dois ou mais membros da equipe. Outra grande adição ao game é a adição do massacre, no qual seu grupo eles ataca todos os Sujimons sem se importar com os turnos de forma rápida e mesmo rendendo menos dinheiro e XP, é um ótimo recurso para pegar itens.
Apesar de grandes melhorias, um ponto baixo do combate é a falta de um atalho rápido para verificar as fraquezas do sujimons já encontrados, fazendo o jogador testar alguns ataques neles para que lembre a fraqueza dele.
O Disk Ajuda também retorna em Infinite Wealth e mesmo parecendo ter pouco personagem, ao realizar as sub-stories do game, você verá que existe bastante personagem nele. Fora que as sub-stories não só apresentaram diversos momentos hilariantes com o Ichiban como a oportunidade de desenvolver habilidades, e apresentara ao jogador a Dondoko Island e a Jornada do Mestre Sujimon.
Saindo agora um pouco do combate, agora os membros do grupo e o Ichiban conseguem mudar de classe/ocupação agora na Alohappy Tours. Onde podemos realizar atividades turísticas no Havaí para ganhar inspirações de classes com elas, contudo eles podem sair um pouco carinhos dependendo do tour que você faça, fora os requisitos (Carisma, inteligência, paixão, etc.) necessários para poder realizar o tour. O game também contém classes do jogo anterior e o novo sistema de Herança de Habilidades, onde podemos herdar habilidades de outra ocupação ao trocar para outra, podendo chegar a um total de cinco habilidades básicas e uma essência (habilidade suprema).
Em Honolulu, podemos nos locomover a pé, de táxi, bonde ou usando aquele patinete parecido com aqueles de segurança de shopping. Também podemos interagir e ser amigos com as pessoas ou animais, comprar presentes ou coisas para os membros da party para aumentar o vínculo com eles, virar parceiro de copo e até mesmo participar de uma pequena conversa entre os personagens para descobrir gostos e curiosidades dos personagens da party. Após descobrir um fato de um membro da party, o game abre uma espécie de bingo e marca o fato descoberto, após o jogador completar uma coluna seja ela vertical, horizontal ou diagonal, o vínculo dele ganha um bônus e sobe de level mais rápido.
O game também possui duas dungeons rogue-like onde podemos farmar XP e itens exclusivas dela e no final possui um prêmio muito especial para o jogador.
Mini games e outros
O karaokê também retorna em Infinite Wealth, com os fãs podendo se divertir com as músicas (Koi no Disco Queen, Friday Night, I’m Gonna Make Her Mine, Baka Mita (AGORA SIM!) e muto mais, o modo de foto também aprimorado, permitindo utilizar novos filtros, efeitos e até chamar o pessoal para tirar uma selfie juntos na beira do mar sorrindo.
Ichiban consegue nadar no mar para recolher itens perdidos no fundo, e até mesmo ser atropelado por barcos, também podemos juntar lixo encontrado no mar para ser trocado por itens na beira da praia. Já o minigame de catar latas, além de ter voltado, ganhou um irmão, o Crazy Delivery, onde temos que recolher comidas no mapa o mais rápido possível e entregar para os clientes da forma mais doida possível com piruetas, etc.
Junto com o minigame do Crazy Delivery, o novo minigame é o clique suspeito onde consiste em tirar fotos de pervertidos enquanto anda de bonde parecido com o Pokémon Snap. A escola técnica de Ounabara também retornou, com novas perguntas e novos desafios para os jogadores aumentarem suas personalidades.
O novo mini game que também chegou em Infinite Wealth é o E-romance, semelhante ao minigame do telefone do Yakuza 0. Nele, ao selecionar as opções corretas, os jogadores podem se encontrar com a pessoa do outro lado, podendo gerar situações super engraçadas
Sujimon Center
Outra grande novidade de Infinite Wealth são as batalhas de Sujimon, onde Kasuga irá se tornar o maior treinador de todos. Ao finalizar um combate (boss de área, incursões/raids ou batalhas normais), em algumas vezes, podemos recrutar os sujimons. O minigame também possui treinadores de sujimons para você desafiar por toda a cidade, líderes de ginásio e até uma Elite 4. Tudo isso para ficar mais parecido com a franquia Pokémon, contudo além de ter isso tudo o estúdio RGG colocou um gacha no sistema de tickets, porém menos punitivo para os jogadores tentarem a sorte pela cidade e pegarem Sujimon raros.
Dondoko island
A Dondoko island é para aqueles que curtem um jogo de simulador enquanto desejam ter um combate ocasional. O objetivo de Ichiban em Dondoko é simplesmente restaurar e limpar a ilha enquanto defende dos sujipiratas que chegam para atrapalhar e sujar a ilha. Com diversos recursos coletar nas pilhas de lixo, pedras e árvores podemos craftar diversos itens e estabelecimentos para colocar na sua ilha e transformá-la em um resort 5 estrelas. Ichiban além de fazer isso tudo ele pode comprar objetos na lojinha estilo do Tom Nook de Animal Crossing e decorar sua casa e como já mencionado antes a quantidade de coisa que dá para fazer e passar o tempo aqui é absurda, garantindo horas e horas de Diversão.
Troca de locais
Assim como Yakuza 0, Infinite Wealth possui dois mapas, sendo eles Yokohama e Honolulu. A partir de certo ponto do game, o jogo transita entre esses dois mapas, sendo jogáveis um deles com o Ichiban e o outro com o Kiryu. Kiryu, assim como Ichiban, possui seus próprios vínculos, bingos de vínculos e parceiros de copo. Kiryu diferente de Ichiban no lugar do desenvolvimento de personalidade, ele possui uma lista de pendências.
Durante seus capítulos as substories passam a ser substituídas pelas Recordações do Dragão, uma coleção de lugares que quando visitados ativam lembranças referentes aos outros games. Sendo uma verdadeira aula de recordação de um personagem para os fãs de longa data, já que nelas relembramos diversos momentos dos outros games, substories e minigames. Preencher a lista de lembranças não só é divertido mas tambem é nostálgico, como também contribui para o Despertar do Dragão. Como já falamos antes da preview do game, Kiryu possui uma ocupação exclusiva chamada Dragão de Dojima e nela podemos alterar o estilo de luta em 3 categorias (Brigão, Acelerado e Bestial). Completar pontos de alma permite que Kiryu retorne aos seus dias de glória e liberte o dragão dentro dele. Uma outra maneira de conseguir as melhorias é através dos Assuntos Inacabados, a antiga complete list. Por fim, ao atingir determinados níveis, podemos liberar as Parcerias de Vida, eventos especiais os quais valem a pena ser conferidos.
Replay
Um ponto super negativo que precisa ser tocado aqui é o fator replay do game. Infinite Wealth até possui um new game+ e uma seleção de dificuldade, porém ele está travado como conteúdo pago das edições mais caras, sendo bastante desanimador. O Yakuza 7: Like a Dragon na Ásia teve esse mesmo porem em relação ao new game+ no lancamento, diferente da versao ocidental na epoca contudo esse recurso em Infinite Wealth ele é separado. Tenha certeza que caso só fossem as quests extras ou ate mesmo as ocupações extras fossem das versões mais caras a reação dos fãs seriam diferentes.
Gráficos e Áudio
Os gráficos de Infinite Wealth são extremamente bonitos, polidos e sem contar cheio de vida, as cidades estão cada vez mais animadas, e detalhadas, fora os NPCs realmente realizando atividades comuns ou de turistas. O áudio e trilha sonora do game são boas e pode ter certeza que é a melhor trilha sonora da franquia.
Conclusão
Like a Dragon: Infinite Wealth chega arrebentando no começo de 2024, possuindo uma história boa, uma gameplay divertida, conteúdo a balde, e sendo um dos melhores RPGs do ano sem dúvidas, sendo um forte concorrente do game awards da categoria RPG. Superando até mesmo as expectativas anteriormente previstas. Para os jogadores de Yakuza, só compra vai compra, nem pensa, para os curiosos, aproveite pois esse aqui é um jogão muito recomendado, possuindo momentos tensos e engraçados em toda a sua história.
Like a Dragon: Infinite Wealth será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC via Steam.
A Review de Like a Dragon: Infinite Wealth foi realizada no PC, com uma cópia cedida gentilmente pela produtora
Like a Dragon: Infinite Wealth
Historia - 9.4
Gameplay - 9.5
Gráficos - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 9.6
9.5
Ótimo
Like a Dragon: Infinite Wealth faz uma entrada triunfante em 2024, apresentando uma história envolvente e uma gameplay boa e divertida, além de uma quantidade impressionante de conteúdos extras. Apesar do obstáculo no fator de replay devido ao bloqueio do new game+ por uma DLC, Infinite Wealth é altamente recomendado para iniciar 2024 com o pé direito no mundo dos jogos.