Após passar milhares de horas no Persona 3 original e no P3P no PSP, a Atlus nos traz de volta um grande jogo de forma reimaginada para a geração atual, destacando o melhor da franquia de uma maneira bela e envolvente. Prepare-se para explorar o melhor da franquia de uma maneira bela e envolvente nesta review de Persona 3 Reload!
Leia Mais:
História
Assuma o papel de um estudante transferido que se vê envolvido em um destino inesperado ao entrar na hora “oculta” entre um dia e outro. Desperte um poder incrível, investigue a misteriosa Hora Sombria, lute em nome dos seus amigos e deixe sua marca para sempre em suas memórias.
Refeito agora para 2024, Persona 3 Reload apresenta o grupo SEES, composto por estudantes com a capacidade de manifestar seus Personas. Eles têm a missão de lutar contra Shadows e desvendar mais sobre a Dark Hour, que sempre se inicia à meia-noite. Embora eu adorasse compartilhar mais detalhes sobre a trama, prefiro evitar spoilers aqui, especialmente porque o jogo foi localizado oficialmente pela primeira vez, sendo uma oportunidade perfeita para jogadores novos e antigos revisitarem o título original lançado em 2006/2007.
Gameplay
Como de costume, a jogabilidade de Persona gira em torno de dois modos: O JRPG clássico dungeon crawler e o VN. No modo JRPG, exploramos o Tartarus, agora modificado para ser menos massante e punitivo, mas sem perder seu desafio, independente da dificuldade. Sendo otimo para iniciantes na franquia ou aqueles que começaram em Persona 5. No modo Visual Novel, exploramos as redondezas da cidade e do colégio, interagindo com alunos, pessoas aleatórias e outros, podendo formar Social Links e liberar novos buffs para os membros da equipe.
A jogabilidade de Persona 3 Reload durante o Tartarus passou por grandes mudanças positivas, provenientes diretamente de Persona 5 e Persona 5 Royal, com diversos aprimoramentos em sua jogabilidade. Elementos que anteriormente não existiam nas versões originais do jogo também foram adicionados no game, sem a necessidade de completar uma Social Link, por exemplo.
A grande novidade no Tartarus também é o Modo Teurgia, no qual os personagens liberam um mega ataque poderoso de seu elemento, ignorando as resistências dos inimigos.
Contudo, é uma pena que o jogo não inclua sua DLC original, “The Answer”, que seria o conteúdo pós-jogo do título original. Nessa expansão, diversos segredos e detalhes adicionais sobre o mundo e os Personas são revelados.
Gráficos
Os gráficos são bem bonitos principalmente o menus do jogo, conseguindo preservar fielmente o estilo do game original, ao mesmo tempo, em que são atualizados para os padrões gráficos atuais. A adição de novos elementos que não estavam presentes no original também demonstra um cuidado notável. Persona 3 Reload sem dúvidas é um dos jogos mais bonitos da Atlus.
Desempenho
O desempenho geral de Persona 3 Reload é bem satisfatório no PS5, mantendo uma taxa constante de 60 fps sem quedas perceptíveis, tornando-se uma das melhores versões para a experiência de jogo. Contudo, no PC, algumas observações intrigantes me surgiram, especialmente em comparação com Persona 4 Golden, lançado em 2020, uma vez que Persona 3 Reload apresenta uma deficiência de opções de configuração gráfica em relação ao P4 Golden.
Em certos momentos, também observei pequenos engasgos ao carregar locais específicos, como o dormitório pela primeira vez e o shopping adjacente. Essa situação parece estar relacionada à implementação do ray tracing no jogo, o game possui uma carência de DLSS/FSR, o que poderia beneficiar computadores menos potentes para rodar o jogo com mais fluidez.
Em minha experiência, executei o jogo em uma 3060 com configurações no alto e reflexos ativados, proporcionando um desempenho bem satisfatório. No entanto, à inclusão de DLSS/FSR seria algo bem-vindo, considerando especialmente o uso ocasional um PC menos potente, equipado com uma RX580 e o outro uma 2070 ultra. A adição desse recurso poderia melhorar a fluidez do jogo em configurações mais modestas, oferecendo um desempenho mais otimizado em diferentes sistemas.
Uma observação também chata para mim é a ausência de suporte para resolução ultrawide, que proporcionaria uma experiência visual mais imersiva durante a exploração do Tartarus. No entanto, essa carência de suporte ultrawide é comum em muitos jogos, e a comunidade já disponibilizou patches para contornar esse problema.
Conclusão
Persona 3 Reload chega carregado, pronto para levar os jogadores de volta ao Tartarus. Sendo altamente recomendado para os fãs da franquia, novos jogadores e curiosos, apresentando um remake extremamente bem elaborado e prazeroso de se jogar. Para aqueles que tiverem a oportunidade, não deixem passar Persona 3 Reload, já que o game está disponível em diversas plataformas, incluindo o Game Pass, e, pela primeira vez, localizado em português de forma oficial!
Persona 3 Reload já está disponível para PC via Steam e Microsoft Store, PlayStation, Xbox e no Game Pass!
A Review de Persona 3 Reload foi realizada no PC, com uma cópia cedida gentilmente pela produtora.
Persona 3 Reload
Historia - 10
Gameplay - 10
Gráficos - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
10
Fantastico
Persona 3 Reload traz uma recriação envolvente do clássico, preservando fielmente a essência original. Destacando-se como um dos melhores remakes já feitos, sendo altamente recomendado para todos, principalmente para aqueles que ainda não tiveram a chance de explorar o jogo original, considerando especialmente a localização em português.