Fala, pessoal! Com o lançamento recente da Atlus, Persona 5 Tactica chegou para os fãs de TRPG, sendo um spin-off da amada franquia. A dúvida é: Tactica estará a altura do Persona 5 e do Scramble? Vamos descobrir nessa review de Persona 5 Tactica!
História:
Após um estranho incidente, os Phantom Thieves entram em um mundo bizarro em que cidadãos vivem sob a opressão de um regime tirânico. Cercados por um grupo militar chamado Legionários, eles são resgatados de um grande perigo por Erina, uma misteriosa revolucionária que oferece uma oportunidade atraente em troca da ajuda deles. Qual é a verdade por trás de Erina e sua proposta aos Ladrões-Fantasma?
O jogo mergulha na trama após os eventos de Persona 5. Mas calma se você não jogou o game não tem problemas, pois os Phantom Thieves são literalmente transportados misteriosamente para outro mundo diferente do qual estamos acostumados, e nesse mundo ele é dominado por uma rainha dominatrix tacando o terror na população. Seguindo aquela confusão que nossos amigos adoram resolver, e falando neles, apesar que toda a turma original estarem presentes no game, a história foca mais nos personagens novos: Erina e Toshiro. Colocando eles em basicamente segundo plano em sua grande maioria, algo normal em spin-offs de persona. E apesar da história ser mais linear, ela é bem interessante e legal de se acompanhar. Porém, infelizmente o game não está localizado em português, fazendo assim o pessoal que não sabe inglês ficar um pouco perdido às vezes.
Gameplay:
Persona 5 originalmente combina elementos de JRPG, VN, desta vez, o Tactica trocou o JRPG para o TRPG. O início é um pouco arrastado, com tutoriais e textos explicativos bem grandes e massantes, e menos dinâmicos em comparação com outros jogos da série. O sistema de fraquezas foi modificado, tornando a vitória dependente de coberturas e posicionamentos estratégicos. Algumas habilidades também foram modificadas, permitindo que algumas delas faça um tipo de empurrão nos oponentes, criando uma nova dinâmica no game, embora leve um tempo para aproveitar todas as oportunidades.
O sistema de Personas também passou por mudanças, permitindo que o Joker equipe outros Personas nos membros da equipe, proporcionando habilidades adicionais e buffs, porém mesmo ganhando habilidades extras equipar outros personas não alteram seu Persona principal.
O sistema de Skills também sofreu mudanças, agora os personagens liberam elas utilizando GP, no qual podem ser adquiridas via diálogos com os aliados, missões principais, ou segundarias do game.
Gráficos:
Apesar das melhores lutas e cenas demorarem para aparecer, os visuais são deslumbrantes. A estética, junto com as músicas, são boas e contribui para uma experiência bem legal, mesmo que a espera seja um pouco longa.
Conclusão:
Persona 5 Tactica chega no finalzinho de 2023, mostrando que está realmente que os Phantom Thieves conseguem empunhar suas armas para qualquer situação e mesmo demorando um pouco para revelar suas melhores cartas, ele traz uma combinação sólida de gráficos e diversão. A espera é recompensadora, especialmente para os fãs de Persona e TRPG. Caso você seja um fã da franquia, de TRPG ou até mesmo está curioso do game não pense muito, apenas aproveite a oportunidade, especialmente porque o jogo está disponível em diversas plataformas.
Persona 5 Tactica já está disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, PC via Steam e Xbox Game Pass.
A review de Persona 5 Tactica foi realizada no PlayStation, com uma cópia do jogo cedida gentilmente pela produtora.
Persona 5 Tactica
Historia - 8.5
Gameplay - 8
Gráficos - 8.6
Áudio e trilha-sonora - 8.8
Replay - 8.5
8.5
Bom
Persona 5 Tactica entrega uma experiência TRPG notável e divertida e apesar de ter um início extenso e até mesmo massante. A narrativa envolvente e os visuais deslumbrantes fazem valer a pena!