Review: XDefiant

XDefiant, o novo jogo da Ubisoft que combina diferentes franquias da empresa em um grande jogo de tiro estilo COD ou Battlefield, chega após longos testes. Mas será que essa mistura de universos deu certo ou resultou em uma confusão? Vamos descobrir nessa review de XDefiant!

História

Universos clássicos da Ubisoft entram em conflito pela vitória numa intensa arena de combate em primeira pessoa. Escolha seu personagem de facções tiradas de famosas franquias da Ubisoft e use conjuntos exclusivos de habilidades em ações alucinantes, com base em classes. Aprimore seu personagem com arsenais altamente personalizáveis e amplie suas habilidades para criar o melhor combatente.

Lute pela glória em tiroteios explosivos de 6×6 em 14 mapas no lançamento, todos inspirados em jogos como Far Cry e Splinter Cell. Um jogo de tiro gratuito com recurso multiplataforma desde o primeiro dia, para você jogar com seus amigos em diferentes plataformas.

Embora XDefiant seja um conflito entre facções de jogos da Ubisoft, não possui uma história própria, mas até aí tudo bem, até porque a proposta do jogo não é essa, e sim o tiroteio desenfreado entre os jogadores. Contudo, mesmo não possuindo uma história dedicada, a Ubisoft não deixou detalhes para trás, dando destaque às principais facções de alguns de seus maiores jogos mais recentes. Sendo eles os Phantoms do Ghost Recon, Cremadores do The Division, Libertad de Far Cry 6, Echelon de Splinter Cell e a famosa DeadSec de Watch Dogs. Cada um deles possui habilidades características únicas e baseadas em seus jogos. Por exemplo, os Cremadores de The Division possuem a peculiar característica de resolverem todos os seus problemas com uma ferramenta: o fogo. Ganhando habilidades de balas incendiárias e até mesmo um drone endiabrado jogando fogo.

Gameplay

Aqui está o core do jogo. XDefiant é rápido e até punitivo às vezes pela sua velocidade, mas também viciante após você pegar o jeito dele. O game é bastante inspirado em jogos de FPS rápido, possuindo uma movimentação rápida no qual permite deslizamentos e pulos, contudo diferente de muitos FPS, Xdefiant possui um TTK (time-to-kill) bem baixo, o que pode assustar às vezes. Isso não é uma coisa ruim para os jogadores novatos em FPS, mas para os veteranos esse TTK baixo pode causar um pouco de frustração. Outro ponto a mencionar é que, diferentemente de muitos jogos de tiro atuais, a Ubisoft decidiu remover o SBMM (Skill Based Matchmaking), algo que divide bastante a comunidade até hoje.

De início, o jogo não fornece muitas variedades de armas, equipamentos e acessórios, sendo necessário desbloquear por meio de desafios específicos e níveis. Limitando as opções iniciais do jogador. A progressão em XDefiant se baseia em três fatores principais: o nível da conta, os níveis das armas e o Passe de Batalha. Conforme você aumenta o nível das armas, novas opções de acessórios são desbloqueadas, melhorando elas. Cada arma pode chegar até o nível 100, o que exige um tempo considerável de grind e embora faça parte do jogo, a demora para subir o nível da arma ao máximo pode levar até 8 horas, o que é um ponto negativo para aqueles que desejam personalizar suas armas rápido

O Passe de Batalha, apesar de ter apenas 50 escalões e recompensas com visuais básicos e skins, oferece uma maneira de recuperar o valor investido, sendo uma opção até atraente para jogadores que desejam investir no jogo de forma recorrente, similar ao que vemos em outros jogos como Fortnite.

Desempenho Técnico

XDefiant atualmente possui um problema no matchmaking. Às vezes, leva até 5 minutos para achar uma partida, mesmo com o crossplay ativado. E quando não ha problemas nenhum o tempo gasto entre o pós-game e outro é bem grande, prejudicando o loop da jogatina rápida.

Por outro lado, a latência nas partidas é ótima. Mesmo utilizando o 4G, o ping girava em torno dos 20-30 ms, e jogando em servidores europeus, a latência não ultrapassava os 200 ms, algo raro em FPS.

Gráficos e Áudio

No quesito visuais e som, os desenvolvedores também fizeram um ótimo trabalho. O design dos mapas é excelente com diversos detalhes e bem fiel aos seus jogos, contudo o mapa QG, por algum motivo é extremamente escuro, sendo um local maravilho para os campers da facção Echelon que ficam invisíveis. Já o áudio de cada arma poderia ser um pouco melhor, mas o som dos passos dos jogadores, o qual é o mais importante, funciona bem.

Conclusão

XDefiant é um jogo ambicioso que combina várias franquias da Ubisoft em um FPS competitivo e apesar de alguns problemas e um TTK baixo, ele oferece uma experiência sólida para os fãs de jogos de tiro. A mistura de universos da Ubisoft traz uma novidade interessante, e com futuros aprimoramentos e ajustes, o game pode se tornar uma adição significativa ao gênero, especialmente para aqueles que buscam ação intensa e variedade.

XDefiant

Diversão - 7.4
Gameplay - 7.5
Gráficos - 7.7
Áudio e trilha-sonora - 7.4
Replay - 7.5

7.5

Legal

XDefiant representa uma tentativa corajosa da Ubisoft de unir várias franquias em um jogo de tiro. Apesar de alguns problemas e o baixo TTK, ele oferece uma experiência sólida para os fãs de FPS. Com atualizações contínuas, o jogo tem potencial para se destacar no mercado e atrair jogadores em busca de ação intensa.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo