Review: Yakuza 0 Director’s Cut – PS5

Após analisarmos Yakuza Kiwami 1 e Yakuza Kiwami 2 no Switch 2 e posteriormente suas versões de PS5, agora é a vez de Yakuza 0 Director’s Cut no console da Sony. Aqui o foco não está em reavaliar o jogo como um todo, mas em entender o que realmente muda nesta versão, quais melhorias foram aplicadas e se o relançamento faz sentido dentro do ecossistema PlayStation.

História

A narrativa permanece praticamente idêntica à versão original, acompanhando a história de origem de Kiryu Kazuma e Goro Majima no Japão do final dos anos 80. O jogo apresenta os dois personagens em momentos decisivos de suas vidas, construindo conflitos pessoais e políticos que moldam o futuro da franquia.

A estrutura segue alternando capítulos entre os protagonistas, mantendo um bom ritmo narrativo mesmo com um início mais contido. O Director’s Cut adiciona algumas novas cutscenes que complementam eventos específicos. Para novos jogadores, essas cenas passam quase despercebidas, já para fãs antigos, as cenas podem soar desnecessárias, mas não chegam a comprometer o conjunto da obra. O maior destaque desta versão está no suporte a legendas em português brasileiro, que torna a história muito mais acessível para o público nacional e facilita a compreensão de um enredo bastante denso em diálogos.

Gameplay

Estruturalmente, nada muda no gameplay em relação às versões anteriores. Yakuza 0 mantém o sistema de combate baseado em múltiplos estilos de luta do Kiryu e Majima, oferecendo variações claras entre velocidade, força e alcance. Os minigames continuam sendo um dos pilares da experiência. Karaokê, arcades clássicos da SEGA, jogos de azar, gerenciamento de cabaré e dezenas de substories permanecem intactos.

A principal adição do Director’s Cut é o modo Red Light Raid, focado em enfrentar ondas de inimigos com suporte a multiplayer online ou jogatina solo. Na prática, é um modo extremamente repetitivo e que dificilmente sustenta o interesse por muito tempo, sendo a adição menos relevante do pacote. Acaba lembrando até mesmo Yakuza Dead Souls no PS3, que também sofria com esse tipo de repetição. Para completar, o jogo não oferece suporte a cross-play, o que limita ainda mais a base de jogadores disponível para esse modo.

Gráficos e Trilha Sonora

Visualmente, Yakuza 0 Director’s Cut no PS5 apresenta melhorias sutis em resolução e nitidez em relação ao PS4. Não se trata de um salto técnico expressivo, mas a imagem é mais limpa e consistente, valorizando os cenários urbanos de Kamurocho e Sotenbori. A trilha sonora continua sendo muito boa e mantém a identidade do jogo, funcionando bem tanto nos momentos mais dramáticos quanto durante o combate.

Desempenho

Yakuza 0 Director’s Cut mantém os 60 FPS no PlayStation 5, assim como já acontecia na versão de PS4, entregando uma experiência estável tanto durante a gameplay quanto nas cutscenes. A principal diferença em relação ao PS4 está nos tempos de carregamento. Graças ao SSD do PS5, os loadings são drasticamente reduzidos, tornando a progressão muito mais ágil e melhorando as transições entre áreas, lutas e atividades secundárias. No PS4, o jogo já apresentava ótimo desempenho, ainda mais quando comparado à versão de PS3, mas com tempos de loading consideravelmente maiores.

O jogo também opera em resolução que chega a 4K (3840×2160) tanto no PS5 quanto no PS5 Pro. Apesar do ganho de nitidez, assim como ocorre em Yakuza Kiwami 1, não há suporte a HDR, provavelmente devido ao uso de uma engine mais antiga. Algumas cutscenes foram convertidas para 4K a 60 FPS, resultando em uma apresentação mais limpa, embora o impacto visual seja discreto na prática.

Em relação às adições do Director’s Cut, esta versão inclui novas cutscenes envolvendo personagens importantes da narrativa e um modo online cooperativo para até quatro jogadores. Há ainda suporte ampliado de idiomas, incluindo português, além de novas opções de dublagem em inglês e chinês. Por outro lado, o minigame de batalha local para dois jogadores foi removido, mantendo apenas a jogabilidade solo.

Um ponto negativo que não dá para ignorar é a forma como o Director’s Cut substituiu completamente a versão anterior nas lojas digitais. O jogo, que antes podia ser encontrado por valores bem mais acessíveis no PlayStation e na Steam, passou a ser vendido por um preço consideravelmente mais alto, o que impacta diretamente quem estava interessado em conhecê-lo agora.

Para quem já possuía o jogo, o upgrade também não é exatamente convidativo. Na Steam, o valor gira em torno de 70 reais, enquanto no PlayStation custa 15 dólares, além de ser limitado apenas às versões digitais, deixando de fora quem adquiriu o jogo em mídia física. Quando comparado à política adotada em outros relançamentos da franquia, como Yakuza Kiwami 1, que teve um upgrade simbólico, e Yakuza Kiwami 2, que foi gratuito, a diferença é difícil de justificar, mesmo considerando que esses títulos também tiveram limitações semelhantes em relação às edições físicas.

Ainda assim, isso não diminui em nada a qualidade de Yakuza 0, que continua sendo um jogo excelente e com uma das melhores histórias da série. A crítica aqui não é ao jogo em si, mas às decisões comerciais que acompanham este relançamento e que merecem ser apontadas com clareza e transparência.

Conclusão

Yakuza 0 Director’s Cut no PS5 mantém tudo o que fez do jogo um dos grandes destaques da franquia, com uma história bem construída, gameplay sólido e uma experiência que continua funcionando muito bem até hoje. As melhorias com tempos de carregamento mais rápidos e o suporte a mais idiomas, incluindo português, tornam essa versão mais acessível e confortável no console da Sony.

Por outro lado, as adições do Director’s Cut são limitadas. As cutscenes extras e o modo Red Light Raid acrescentam pouco à experiência, a ausência de cross-play reduz ainda mais seu apelo e o preço do upgrade torna o relançamento menos atraente para quem já possui o jogo. Ainda assim, Yakuza 0 continua sendo um título excelente e uma ótima porta de entrada para novos jogadores, porém a versão Director’s Cut faz mais sentido pelo conforto da tradução do que por mudanças realmente relevantes.

Yakuza 0 Director’s Cut

Historia - 8.5
Gameplay - 8.5
Gráficos - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8.5

Muito Bom

Yakuza 0 Director’s Cut no PS5 mantém a excelente história e o gameplay sólido, agora com loadings mais rápidos, suporte ao português, um modo extra e melhorias visuais pontuais, como resolução mais alta e cutscenes em 4K. As atualizações são discretas e o novo preço, junto do valor do upgrade, pesa contra. No fim, a versão Director’s Cut faz mais sentido pelo conforto da tradução do que por mudanças realmente relevantes.

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