O Senac RJ e o Sesc RJ estarão presentes novamente no Rio Innovation Week – RIW, mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina. As instituições levam palestras e atrações educativas ao evento, cuja quarta edição será de 13 a 16 de agosto, no Píer Mauá.
O Senac RJ participa do auditório com palestras sobre Inteligência Artificial, Novo Ensino Médio, tecnologias na educação e o novo mundo do trabalho.
Já o Sesc RJ terá um espaço expositivo no Armazém 3, de 80m2, onde serão abordados os temas ancestralidade e temporalidades, tendo como recurso algumas tecnologias contemporâneas. A relação entre ancestralidade e tecnologia tem se mostrado cada vez mais relevante no contexto contemporâneo. A preservação e valorização das culturas afro-brasileira e indígenas encontram novas formas de expressão, explorando como essas raízes culturais influenciaram a formação de identidades.
No local, o público poderá visitar a exposição “Tecno-raízes: temporalidades ancestrais”, em que serão exploradas ativações que promovem experimentações sobre o tempo ou dele, o mote é o cruzamento entre tecnologia, inovação, futuro e ancestralidades.
Além disso, serão oferecidas oficinas e performances com convidados, representantes de coletivos e organizações com incidência no território que atuam, que são porta-vozes de tecnologias convencionais e comunitárias e produzem possibilidades para a continuidade de pessoas negras, indígenas e periféricas num mundo cada vez mais virtualizado. Cada oficina receberá 20 participantes, por ordem de chegada, e terá duração de 2 horas.
O Sesc RJ terá ainda, no Armazém Kobra, um estande em que serão apresentados os hotéis da instituição no estado. Será uma ativação com totens interativos nos quais o visitante poderá navegar e conhecer as 6 unidades hoteleiras, na serra e perto do mar: Rio (Copacabana), São João da Barra (Grussaí) e Cabo Frio, Petrópolis (Nogueira), Teresópolis (Alpina) e Nova Friburgo.
Além dos estandes, o Sesc RJ assina o Palco Flutuante, que vai receber shows de nomes como Gabriel, o Pensador, Toni Garrido, Serjão Loroza e os Madureiras, a Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais, a Banda Eu Convidado, e um encontro inusitado de Charles Gavin (ex-baterista dos Titãs), Liminha (ex-Mutantes), Milton Guedes e Rodrigo Surycato (atual vocalista do Barão), com participações especiais de Letrux e Sandra Sá. Os dias e horários das apresentações podem ser consultados em rioinnovationweek.com.br/programação.
Ingressos com 50% para credenciados Sesc
O público que possui a credencial Sesc (carteirinha) poderá adquirir ingressos para o evento com 50% de desconto, utilizando o cupom RIWsescrj50, limitados a dois ingressos por CPF. Os ingressos poderão ser aquiridos no site do evento.
Sobre o Senac RJ
Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Sobre o Sesc RJ
Há 78 anos o Sesc RJ atua nas áreas de assistência, cultura, educação, saúde e lazer, prestando serviços gratuitos ou com valores acessíveis aos trabalhadores do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e à população do estado do Rio de Janeiro. Com mais de 30 unidades operacionais fixas e móveis, na capital e no interior, a instituição atua fortemente para a inclusão e redução das desigualdades e é reconhecida pelo impacto social gerado. O Sesc RJ também é signatário do Pacto Global da ONU.
Serviço:
Rio Innovation Week
Data: 13 a 16 de agosto
Local: Av. Rodrigues Alves, 10 – Píer Mauá
Horário: das 10h às 21h
Ingressos: https://rioinnovationweek.com.br
Programação Senac RJ | Palestra
14/08 – 17h – Impact Hub –Metodologias inovadoras para o Novo Ensino Médio Técnico Integrado
Em um mundo onde o conhecimento deve ser uma ponte para novas possibilidades, precisamos refletir sobre as práticas que nos prendem ao solo e aquelas que nos libertam. O novo Ensino Médio Técnico Integrado pode aumentar a taxa de permanência escolar e a profissionalização do jovem com habilidades-chave como inteligência artificial e internet das coisas. Isso pode ser potencializado habilidades socioemocionais que completam o desenvolvimento humano. Essa palestra vai debater práticas inovadoras no enriquecimento do currículo escolar no contexto das mudanças recentes na educação.
16/08 – 11h – Inteligência Artificial – Renovação da esperança: como aproveitar a inteligência artificial para diminuir o gap social brasileiro.
A inteligência artificial vem causando medos e anseios por falta de compreensão e entendimento. Ao mesmo tempo, ela amplia a distância para quem está fora do mundo digital. Essa palestra vai debater um caminho que pode mudar o curso do desenvolvimento socioeconômico e aproveitar a própria Inteligência Artificial para diminuir o gap digital.
Dia 16/08 – 17h – Sociedade 5.0 – O novo mundo do trabalho e o desafio global da requalificação profissional.
A OCDE convocou todos os governos, instituições acadêmicas e grandes empresas do mundo para organizarem o maior esforço jamais empreendido de requalificação profissional, tornado imprescindível em decorrência dos impactos de curto e médio prazo das novas tecnologias sobre o trabalho humano. Que impactos são esses? Que tipo de profissionais será necessário formar nas universidades do mundo inteiro? Que profissões serão mais rápidas e mais profundamente afetadas? O que será necessário fazer além de requalificar os profissionais? Esse e outros temas serão debatidos e alguns caminhos viáveis frente à realidade brasileira serão apontados pelo palestrante.
Programação Sesc RJ – Oficinas e perfomance
14/08 – 11h – InfoLambe – Dados & Arte
A oficina gira em torno da educação tecnológica popular. As tecnologias digitais, assim como a arte, potencializam a vida humana, mas nem todas as mãos humanas se apropriam dessas habilidades. A atividade vai mostrar que é possível ter arte como plataforma para a geração cidadã de dados, e desmanchar a fronteira entre o fazer artístico e as tecnologias.
Oficineiros: Ramires Tecnorgânico e Pietra Canle
14/08 – 15h – Performance “Dicotomias”
Rodrigo Costa, Ed Martins e Zulu Gregório (CBXD)
15/08 – 15h – Justiça climática e tecnologias comunitárias: como enfrentar enchentes
Nesta oficina, o público vai aprender a mapear bairros vulneráveis a enchentes e deslizamentos, mobilizar o socorro para famílias em situação de emergência, articular políticas públicas para a adaptação de territórios e resiliência às mudanças climáticas, através da organização de voluntários e a integração de tecnologias digitais gratuitas.
Oficineiros: Juliana Coutinho, Victoria e Leandro (VisãoCoop)
16/08 – 11h – Escute as plantas
Essa experiência imersiva e sensorial representa uma porta de entrada para o universo de poder e cura da medicina ancestral e matrilinear da floresta. A proposta é oferecer aos participantes um reencontro com os saberes, a ciência e as tecnologias ancestrais da medicina da floresta.
Oficineira indígena: Anim Âmbo Goytaká
16/08 – 15h – Performance “Dicotomias”
Rodrigo Costa, Ed Martins e Zulu Gregório (CBXD)