Rio2C: FERJEE encerra participação com ação social para 700 crianças, palco próprio e ativações diárias.

A estreia da FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos) no Rio2C demonstrou ao mercado a força dos esportes eletrônicos e o RJ como um centro de ações gamers no Brasil. Durante seis dias de evento, a federação lotou seu palco em todas as apresentações, consolidando os esports como uma das principais atrações da edição 2025 do maior encontro de criatividade da América Latina.

Com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SEEL), a FERJEE ocupou um espaço de 168 m² na Cidade das Artes, oferecendo uma programação diária com painéis, debates, competições e experiências que evidenciaram o papel dos games como vetor de transformação econômica, social e cultural.

“O Rio2C foi um marco para o ecossistema de esports. Levamos uma programação que não só celebrou os esportes eletrônicos, mas que também refletiu sobre os desafios, as oportunidades e a responsabilidade que temos como indústria. Ficou claro que os esports são, hoje, uma força que impacta cultura, educação, economia e inclusão social”, afirma Cadu Albuquerque, presidente da FERJEE.

Palco FERJEE, dentro do Rio2C, foi um dos espaços mais movimentados da feira, reunindo grandes nomes da indústria nacional para debater temas fundamentais, como:

  • “Lotando arenas: grandes eventos de esports no Rio e no Brasil”, que trouxe reflexões sobre o crescimento dos campeonatos presenciais, com a participação de nomes como Rafael Picciani (Secretário de Esporte do RJ)Leandro Montoya (Ubisoft)Vinícius Verly (Maricá Games) e Pedro Sancha (CBCS).
     
  • “Acesso ao Backstage: profissões do ecossistema de games e esports”, painel que desmistificou as carreiras nos bastidores dos esports, reunindo profissionais como CamilotaXPBranca Galdino (N9ne Cats)Leandro Rocha (Logitech)Dani Ohana (Unhide School) e Marianna Muniz (On Fire).
     
  • “Esports: da primeira vitória ao futuro da indústria”, com lendas como Paulo Velloso (Fundador do MIBR)Eduardo Leite (Klefer/Imperial) e Fly (CEO da Gamers Club)CEROL (Fundador do Fluxo), em uma conversa mediada por Cadu Albuquerque, presidente da FERJEE.
     
  • “A nova era do entretenimento: como games e esports estão conectando música, moda e cultura pop”, discutindo como os games são protagonistas no entretenimento contemporâneo, com nomes como Lucas Albertim (Alma Festival)Ana Beatriz VellosoLeoGod e Tabata (Federação de Esports do RN).
     
  • “Comunidade: a base do ecossistema gamer e esportivo”, painel que trouxe Bernardo Assad (NFA)Luiz Vasco (Movimento Verde e Amarelo), Yuri Vasconcelos (Fúria) e Bruna “Bizinha” (Jogadora CS2 FURIA), reforçando como as comunidades sustentam o crescimento da indústria.
     
  • Além de talks especiais como “Por trás da Webcam”, com a streamer Bagi, que discutiu os desafios e oportunidades da vida como criadora de conteúdo.

Além do conteúdo, o stand da FERJEE foi palco de momentos marcantes para o público. O showmatch de CS2, que reuniu o Flamengo Esports e o Time FNX, liderado por uma das maiores lendas do Counter-Strike brasileiro, atraiu centenas de fãs que lotaram a arena para acompanhar de perto a partida. As finais presenciais da Black Cup, um dos principais campeonatos de futebol virtual mobile do país, também foram um grande sucesso, com disputas acirradas e arquibancadas lotadas até o encerramento do evento.

Conectando os esports ao lifestyle e demonstrando o ecossistema gamer, a FERJEE também preparou ativações musicais, levando uma batalha de rimas ao palco Rio2C stage, preparado para apresentações musicais, além da Bateria Dezorganizada, presente nos principais eventos e celebrações de esports do Brasil.

A inclusão social esteve no centro da participação da FERJEE no Rio2C. Ao longo dos dias, 710 crianças e jovens de projetos sociais, como GameCraft Japeri, GameLab Mesquita, EPES, Casa Favela, Futuron, Cadi Mare e GamingPark, viveram experiências imersivas no universo gamer. Eles tiveram contato com tecnologia de ponta, participaram das ativações, interagiram com um robô humanoide e acompanharam os painéis, reforçando o compromisso da federação com a formação, a educação e o desenvolvimento social por meio dos esports.

O protagonismo dos esports no Brasil
De acordo com dados da PwC, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o décimo maior do mundo, com previsão de movimentar mais de US$ 2,8 bilhões em 2025. Apenas o segmento de esports deve ultrapassar R$ 500 milhões em receitas até 2027, impulsionado por eventos, ligas, patrocínios e conteúdo digital.

Segundo a Pesquisa Game Brasil, 63,8% dos gamers brasileiros acompanham campeonatos de esports, sendo que 39,2% dedicam entre uma e três horas semanais a esse tipo de conteúdo. O país ocupa, ainda, a sétima posição global em número de fãs e a oitava em quantidade de atletas profissionais, com mais de 4.300 jogadores atuando nas principais ligas do mundo.

Com iniciativas que vão da formação de base até a realização de grandes eventos, a FERJEE reforça seu papel como agente de desenvolvimento dos esports no Rio de Janeiro e no Brasil, promovendo inclusão, capacitação e geração de oportunidades para a nova economia digital.

Para saber mais sobre a FERJEE e acompanhar suas próximas ações, siga a federação nas redes sociais: Instagram, X (antigo Twitter) e LinkedIn.

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