O premiado estúdio e publisher brasileiro independente de realidade virtual ARVORE, está feliz em anunciar que seu jogo YUKI vai receber uma nova versão de realidade mista como forma de expansão gratuita para o jogo principal, o YUKI MRcade. Graças à parceria com HTC VIVE, esse novo modo de jogo será apresentado no próximo evento de SXSW 2023 (Estande 201). YUKI é um jogo em VR em que você usa suas mãos e também corpo para batalhar contra inimigos cruéis, misturando dois gêneros bastante populares de jogos: bullet hell e roguelike. Ao segurar uma figura de ação de brinquedo você voa pela imaginação de uma criança e desvia por uma barreira infinita de balas através de cenários incríveis…com YUKI MRcade todos esses inimigos estarão bem no meio da sua sala de estar.
O novo modo de realidade mista leva a experiência YUKI para outro nível. Nessa atualização gratuita, você pode trazer o mundo fantástico de YUKI para dentro da sua casa, usando suas mãos e corpo para lutar contra cruéis inimigos em tempo real. Imagine como seria ver portais virtuais se abrindo em sua sala de estar, e inimigos surgindo da parede da sua casa, prontos para te atacar? Essa atualização de realidade mista introduz um modo de jogo completamente novo para YUKI, com uma jogabilidade redesenhada, novos inimigos e desafios.
“O Modo MRcade do YUKI é um sonho realizado para nossa equipe de desenvolvimento. Desde o primeiro dia lá em 2020, sempre quisemos explorar de alguma forma uma jogabilidade de 360 graus. Sabíamos que seria uma experiência completamente diferente, com novos desafios criativos em todos os aspectos do jogo. Quando tivemos sinal verde para criar o modo de Realidade Mista, sabíamos o que fazer e o resultado vai muito além do que todos esperavam. É uma abordagem completamente nova para o YUKI, uma nova maneira de explorar seu quarto e sua percepção. Tenho certeza de que os jogadores de YUKI e XR terão uma experiência incrível” – Kako, Diretor Criativo do YUKI.
Os 3 Principais Desafios na Criação do YUKI MRcade
Esta adaptação para realidade mista do Yuki, o YUKI MRcade, foi uma oportunidade emocionante para experimentar desafios de design completamente novos que surgiram a partir da tradução de uma jogabilidade de VR existente para a Realidade Mista. O time desenvolvimento da ARVORE teve que repensar e explorar várias áreas de design para criar uma nova experiência divertida e envolvente que eles esperam que os jogadores apreciem:
Traduzindo o Universo para MR – Mantendo-se fiel à fantasia central do jogo, o time manteve o tema original e adaptou os elementos de jogabilidade para que se adequassem aos novos, provenientes do modo de realidade mista. Isso permitiu que os jogadores mergulhassem na história do jogo, identificassem elementos com os quais já estavam familiarizados e explorassem o mundo de maneiras novas e empolgantes. O jogo ainda tinha que se parecer com YUKI VR, mas adequando-se ao espaço e ambiente de cada usuário, que agora era em uma nova dimensão do jogo.
Interface do Usuário – Para este novo modo, a interface do usuário foi totalmente redesenhada, garantindo que os jogadores pudessem entender facilmente as informações na tela enquanto se moviam pelo espaço físico. A legibilidade e compreensão foram fundamentais para o sucesso do jogo e, portanto, a equipe de desenvolvimento investiu em uma interface intuitiva e limpa que também tinha que existir e funcionar dentro do contexto de realidade mista do espaço do usuário.
Exploração Espacial – Outro desafio importante foi adicionar uma nova dimensão espacial ao jogo, permitindo que os usuários jogassem em 360 graus ao redor de seu próprio espaço real. Esta é uma grande mudança de design em relação ao design “sobre trilhos” do jogo base YUKI VR, e muitas considerações tiveram que ser feitas nesse aspecto, incluindo a segurança do jogador. Era essencial que os jogadores pudessem jogar com segurança, evitando colisões com objetos e outras pessoas no mundo real. Tudo foi projetado levando isso em consideração, desde a posição dos inimigos, uma exploração 360 justa, construção de desafios e o design e movimento das balas dos inimigos.