A Embracer Group e a Square Enix anunciaram (2) que fecharam um acordo para a Embracer Group adquirir a Crystal Dynamics, Eidos Montreal e a Square Enix Montreal da Square Enix. Assim como um catálogo de propriedade intelectual, incluindo Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain, e mais de 50 títulos de back-catalog. O preço total de compra dos estúdios e da propriedade intelectual é de US$ 300 milhões em dinheiro e sem dívidas, a ser pago integralmente quando a transação fechar entre julho e setembro de 2022.
“Estamos entusiasmados em receber esses estúdios no Embracer Group”, disse o co-fundador e CEO do Embracer Group, Lars Wingefors, em comunicado à imprensa. “Reconhecemos a fantástica propriedade intelectual, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados várias vezes nas últimas décadas. Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte do Embracer.”
O CEO da Square Enix America and Europe, Phil Rogers, acrescentou: “O Embracer é o segredo mais bem guardado nos jogos: uma enorme e descentralizada coleção de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável, e aumentar nossas franquias existentes para suas melhores versões de sempre. O Embracer nos permite forjar novas parcerias em todos os meios de comunicação para maximizar o potencial de nossas franquias e viver nossos sonhos de fazer entretenimento extraordinário.”
Daqui para frente, as funções de desenvolvimento da Square Enix incluirão seus estúdios no Japão, Square Enix External Studios e Square Enix Collective. Seus estúdios no exterior continuarão a publicar franquias como Just Cause, Outriders e Life is Strange. A Square Enix também disse que a transação permite o lançamento de novos negócios “avançando com investimentos em campos como blockchain, inteligência artificial e nuvem”.
Confira o histórico completo e a lógica do Grupo Embracer para a aquisição:
A coleção de estúdios representa uma equipe criativa de classe mundial de aproximadamente 1.100 funcionários em três estúdios e oito locais globais, incluindo dois dos mais conceituados estúdios AAA em toda a indústria em Crystal Dynamics e Eidos Montreal. Os estúdios possuem uma habilidade única para entregar sucessos de sucesso década após década. A aquisição traz um pipeline convincente de novas parcelas de franquias amadas e propriedade intelectual original, incluindo um novo jogo Tomb Raider. A aquisição baseia-se na missão da Embracer de criar um ecossistema global de jogos e entretenimento independente. Embracer ficou particularmente impressionado com o rico portfólio de propriedade intelectual original dos estúdios, abrigando marcas com potencial global comprovado, como Tomb Raider e Deus Ex, além de demonstrar a capacidade de criar jogos AAA com grandes e crescentes bases de fãs. Há oportunidades atraentes para crescer organicamente os estúdios para maximizar suas oportunidades comerciais.
O portfólio de propriedade intelectual consiste em franquias icônicas apreciadas por críticos e jogadores. Por exemplo, duas propriedades intelectuais originais, Tomb Raider e Deus Ex, venderam unidades AAA de aproximadamente 88 milhões e aproximadamente 12 milhões, respectivamente. A Embracer vê uma oportunidade de investir nessas franquias, bem como a propriedade intelectual adquirida adicional, como Legacy of Kain, Thief, e outras franquias originais. A aquisição também inclui as vendas e operações contínuas dos mais de 50 jogos de catálogo traseiro dos estúdios.
Fundada em 1992, a Crystal Dynamics é composta por quase 300 funcionários em San Mateo, Califórnia; Bellevue, Washington; e Austin, Texas. O estúdio está comprometido em criar jogos de ação e aventura AAA focados na narrativa e é liderado pelo veterano de mais de 30 anos Scot Amos. Os lançamentos anteriores da AAA do estúdio incluem Rise of the Tomb Raider e Legacy of Kain Defiance. A Crystal Dynamics está trabalhando ativamente em vários projetos AAA, incluindo o próximo jogo da linha principal Tomb Raider que fornecerá experiências de narrativa e jogabilidade da próxima geração.
Fundada em 2007, a Eidos Montreal é composta por quase 500 funcionários em Montreal, Canadá; Sherbrooke, Canadá; e Xangai, China. O estúdio se concentra em criar experiências AAA memoráveis focadas em histórias únicas e personagens fortes dentro dos gêneros de ação e aventura e RPG. O estúdio é liderado por David Anfossi, que tem 26 anos de experiência na indústria. Os lançamentos anteriores da AAA incluem Thief 4, Deus Ex Human Revolution e Shadow of the Tomb Raider. O estúdio está trabalhando em uma série de projetos AAA, incluindo ambos os novos lançamentos de franquias amadas e propriedade intelectual original.
Fundada em 2011, a Square Enix Montreal é composta por quase 150 funcionários em Montreal, Canadá e Londres, Reino Unido. O estúdio se concentra na construção de jogos mobile para os qual os jogadores vão querer voltar para os anos seguintes. O estúdio é liderado por Patrick Naud, que tem 24 anos de experiência na indústria. O estúdio é excepcionalmente talentoso na criação de experiências móveis baseadas na propriedade intelectual tradicionalmente PC e Console, como Hitman, Tomb Raider e Deus Ex. O estúdio continuará a desenvolver e operar jogos móveis memoráveis baseados na propriedade intelectual AAA.
Depois de fechar esta transação, os EUA serão o país número 1 da Embracer em número de desenvolvedores de jogos e o Canadá será o número 2. No total, após fechamentos pendentes, a Embracer terá mais de 14.000 funcionários, 10.000 desenvolvedores de jogos engajados e 124 estúdios internos. O próximo pipeline de conteúdo do Embracer inclui mais de 230 jogos com mais de 30 jogos AAA. Esta aquisição trará escala adicional para o atual segmento AAA da Embracer, e a Embracer terá um dos maiores pipelines de conteúdo de jogos para PC e Console em toda a indústria, em todos os gêneros. À medida que o pipeline da Embracer amadurece, este será um fator-chave para o crescimento orgânico das vendas líquidas, do EBIT operacional e do fluxo de caixa livre.
Atualmente, os recursos de desenvolvimento da Embracer são plenamente utilizados, seja por projetos de desenvolvimento interno em andamento ou por projetos financiados por editores externos. As equipes da Embracer dedicadas a serviços de trabalho para aluguel para estúdios externos e editores também são totalmente utilizadas em todos os territórios. A falta de recursos disponíveis na indústria e a demanda por esses serviços excedem nossa capacidade disponível. Por meio dessa aquisição, a Embracer aumentará suas capacidades de desenvolvimento especificamente dentro do segmento AAA, o que proporcionará oportunidades para acelerar o crescimento orgânico.
Embracer acredita que haverá uma demanda cada vez mais forte por conteúdo de alta qualidade, incluindo jogos single-player AAA, ao longo da década. Nosso objetivo é continuar trabalhando com plataformas líderes e detentores de licenças e formar relações estratégicas mais profundas com um punhado de empresas líderes no setor. Além disso, as sinergias em todo o ecossistema da Embracer beneficiam nosso povo e empresas. Nossa abordagem é que a qualidade vem primeiro no desenvolvimento de jogos, e é por isso que acreditamos que nosso modelo operacional descentralizado de capacitar equipes de gestão, ao mesmo tempo em que facilita as posições de sinergias do Embracer para o sucesso sustentável a longo prazo.