A Epic Games anunciou que adquirirá o Bandcamp. Sob a Epic Games, o Bandcamp continuará a operar como um mercado autônomo e comunidade musical, bem como será liderado pelo co-fundador e CEO Ethan Diamond.
“A missão do Bandcamp é ajudar a espalhar o poder curativo da música, construindo uma comunidade onde os artistas prosperam através do apoio direto de seus fãs”, disse Diamond em um comunicado à imprensa. “Na Epic, encontramos um parceiro que acredita tão profundamente quanto nós que o futuro da música, e da própria arte, depende da criação de comunidades equitativas e inclusivas como a que nossos fãs e artistas ajudaram a construir. Estamos entusiasmados em trabalhar ao lado da equipe Da Epic para acelerar a realização de nossa missão e perseguir nosso objetivo compartilhado de capacitar mais criadores de forma justa e aberta.”
O vice-presidente e gerente geral da Epic Games Store, Steve Allison, acrescentou: “Não poderíamos estar mais animados em receber a equipe do Bandcamp na Epic Games. O Bandcamp construiu uma incrível comunidade e negócios onde artistas em ascensão podem ter sucesso graças ao apoio direto de seus fãs, com um dos melhores modelos de receita e termos em música. Isso se alinha estreitamente com a abordagem da Epic para apoiar criadores em todas as mídias e permitir que eles se conectem diretamente com seus fãs.”
Confira abaixo uma mensagem completa da Diamond sobre a aquisição:
Estou animado para anunciar que o Bandcamp está se juntando à Epic Games, que você pode conhecer como os fabricantes de Fortnite e Unreal Engine, e campeões por uma Internet justa e aberta.
Bandcamp continuará operando como um mercado autônomo e comunidade musical, e continuarei liderando nossa equipe. Os produtos e serviços que você depende não vão a lugar algum, continuaremos a construir o Bandcamp em torno do nosso modelo de receita de artistas (onde os artistas têm uma média de 82% de cada venda), você ainda terá o mesmo controle sobre como você oferece sua música, Bandcamp Fridays continuará como planejado, e o Diário continuará destacando os diversos, música incrível no site. No entanto, nos bastidores estamos trabalhando com a Epic para expandir internacionalmente e impulsionar o desenvolvimento através do Bandcamp, desde o básico, como nossas páginas de álbuns, aplicativos móveis, ferramentas de merch, sistema de pagamento e recursos de pesquisa e descoberta, até iniciativas mais recentes, como nossos serviços de gravação de vinil e streaming ao vivo.
Desde nossa fundação, em 2008, fomos motivados pela busca de nossa missão, que é ajudar a espalhar o poder curativo da música, construindo uma comunidade onde os artistas prosperam através do apoio direto de seus fãs. Essa ideia simples tem funcionado bem, com pagamentos a artistas e gravadoras fechando em US$ 1 bilhão. E enquanto ao longo dos anos ouvimos de outras empresas que queriam que nos juntass a elas, sempre sentimos que fazê-lo só seria emocionante se acreditassem fortemente em nossa missão, estivessem alinhados com nossos valores, e não só quisessem ver o Bandcamp continuar, mas também queríamos fornecer os recursos para trazer muito mais benefícios aos artistas, rótulos, e fãs que usam o site. Épico marca todas essas caixas. Compartilhamos uma visão de construir o ecossistema mais aberto e amigável ao artista do mundo, e juntos poderemos criar ainda mais oportunidades para que os artistas sejam compensados de forma justa por seu trabalho.
Se você entrou no Bandcamp recentemente ou está conosco desde o início há 14 anos, obrigado por fazer parte desta incrível comunidade, e estamos ansiosos para servi-lo por muitos anos!
Ethan DiamondBandcamp
co-fundador e CEO