Review: The Centennial Case: A Shijima Story

Se você for um pouco mais velho, provavelmente lembrará da coisa incrível que era ver FMVs (Full motion video) em jogos e principalmente os de point and click que aproveitaram na época essa tecnologia. Claro que os FMV não são um gênero morto, ainda existem alguns lançamentos muito raramente, mas The Centennial Case: A Shijima Story é um caso à parte. A Square-Enix colocou tudo nele para que o jogo seja uma experiência única e de qualidade. Confira nossa review de The Centennial Case: A Shijima Story!

Historia

A família Shijima sofreu uma série de mortes inexplicáveis no século passado. Quando Haruka Kagami, uma romancista de mistério, visita os Shijmas, ela se vê enfrentando quatro diferentes casos de assassinato que ocorreram em diferentes momentos.

Como de costume, com histórias assim as coisas vão de 0 a 100 bem rápido, colocando Haruka e o jogador no papel de investigador. O jogador não só irá testemunhar um só crime, o jogador testemunhará diversos crimes que aconteceram muito tempo atrás e todas essas histórias ajudam você a descobrir a narrativa do caso principal e os mistérios da família de Eiji.

Gameplay

A gameplay de The Centennial Case: A Shijima Story gira em torno de três partes. 

INCIDENT PHASE – Mostra os eventos ao redor de um assassinato e nessa parte você terá de escolher os diálogos de Haruka (às vezes) e coletar pistas. Porém, ambos são um pouco de distração da história que está acontecendo. Todavia, o jogador tem a liberdade de pausar, voltar e avançar o vídeo quando quiser.

HYPOTHESES PHASE – Em minha singela opinião, aqui talvez fique a pior parte de The Centennial Case: A Shijima Story. A Hypotheses Phase é basicamente um minigame bastante monótono onde o jogador põe as pistas que achou durante a parte anterior em um grid hexagonal, e infelizmente o jogador não pode pular essa parte.

SOLUTION PHASE – Durante a Solution Phase, Sakuraba começa a falar com os suspeitos, revelando as descobertas e pistas e finalmente…declara o culpado! Essa foi a melhor parte do gameplay para mim, e mesmo não possuindo finais alternativos e apenas uma opção correta, quando você aponta o acusado errado uma cena cômica acontece e o jogador volta para de dedução novamente, contudo sendo possível acelerar ela.

Quando o jogador acerta o culpado acaba sendo uma parte bastante divertida: O vilão dá uma explicação bem dramática do motivo do assassinato. Lembrando no final a um episódio de Scooby-Doo quando o vilão é preso, porém, com uma atuação boa e bem menos “bobão”.

Gráficos e Áudio

A parte de gráficos não ha muito o que falar, já que o jogo é um FMV (Full-motion video) em 4K. FMV utiliza filmagens reais para apresentar a história e as cutscenes do game. O áudio, a dublagem do game é boa, dando para combinar com o FMV. Todavia, o game não possui suporte a português e tirando um pouco da atenção do jogador que não sabe inglês ou japonês.

Conclusão

Em conclusão, The Centennial Case: A Shijima Story lembra mais um filme de mistério e drama do que um jogo, apesar de possuir um gameplay relativamente bom, ainda é um jogo bem difícil de se recomendar para todos. Outro problema é que a Square-Enix proibiu o jogo ser transmitido por streams ou vídeos para evitar spoilers do jogo. A meu ver, dificultará um pouco a convencer as pessoas a comprar o jogo, ainda mais considerando o preço atual dele. Contudo, os admiradores de jogos de FMV, que tiverem uma grana sobrando e está disposto a uma experiência nova, The Centennial Case: A Shijima Story é uma boa pedida!

The Centennial Case: A Shijima Story já está disponível para PC via Steam por R$ 229,90.

A Review de The Centennial Case: A Shijima Story foi realizada no PC, com uma cópia do jogo cedida gentilmente pela produtora.

Fagner
Twitch: Sol_fatguy
Olá meu nome é Fagner, mas conhecido como Sol_fatguy e sou somente um zé bunda suja qualquer por aí que joga joguinhos, monta robozinhos e curte fotos de animaizinhos.
Atualmente faço algumas streams: http://twitch.tv/sol_fatguy

The Centennial Case: A Shijima Story

Diversão - 7.2
Historia - 7.1
Gameplay - 6.8
Gráficos - 7.3
Áudio e trilha-sonora - 7.1

7.1

Bom

Apesar de seu preço ser um pouco salgado e falta de localização para português, The Centennial Case: A Shijima Story mostra que os jogos FMV não estão mortos, trazendo um game de qualidade para os amantes desse gênero.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo